Prefeitura entrega 96 kits de uniformes aos coletores de resí­duos





Os funcionários que realizam a coleta de lixo domiciliar em Tatuí receberam, nesta semana, novos uniformes. A Secretaria Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente e Agricultura distribuiu 96 kits com EPIs (equipamento de proteção individual). De acordo com a Prefeitura, o investimento total na compra do material foi de R$ 7.341, com recursos do próprio município.

Segundo a comunicação da Prefeitura, a medida faz parte da “política de investimentos em segurança no ambiente de trabalho”. Cada coletor de lixo recebeu dois kits com duas camisetas, duas calças, uma capa de chuva, um par de calçados e protetor solar.

Os uniformes distribuídos pela secretaria possuem faixa refletiva, um dos itens de segurança exigidos pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Os calçados também seguem as normativas de segurança do trabalho.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Paulo Andreoli, o uso dos equipamentos é fundamental para garantir a saúde e a proteção dos trabalhadores, além de ser obrigação da Prefeitura.

“É importante ressaltar que cuidar da segurança de nossos funcionários é nossa obrigação, essa é uma forma de evitar acidentes de trabalho e garantir que ele não será exposto a doenças ocupacionais, que podem comprometer a capacidade de trabalho e, principalmente, a saúde de durante e depois da fase ativa de trabalho”, afirmou por meio da assessoria de imprensa.

O Departamento de Limpeza Pública conta com 48 funcionários. Eles se dividem em dois turnos, o da manhã e o da noite, e realizam a coleta do lixo doméstico de toda a cidade.