Arquivo O Progresso
População poderá participar de caminhada a partir das 9h
Quarta-feira, 28, a Prefeitura, em parceria com o Sesc (Serviço Social do Comércio), promove mais uma edição do Dia do Desafio. Segundo o titular da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, Miguel Lopes Cardoso Junior, haverá ações das 7h às 20h, na praça Paulo Setúbal.
Conforme o secretário, o objetivo do evento é servir como incentivo para que as pessoas pratiquem atividades físicas. Cardoso Junior afirmou que o Dia do Desafio é uma “disputa amigável” entre duas cidades.
A definição dos municípios que se enfrentam é feita por meio de sorteio realizado pelo Sesc, de acordo com o número de habitantes. A cidade de Salto foi sorteada para ser adversária de Tatuí este ano.
O secretário explicou que as cidades devem tentar mobilizar os moradores para que pratiquem, pelo menos, 30 minutos de atividades físicas no dia 28.
Cada participante deverá informar o exercício físico que fez pelo telefone 3259-8300, que será a “central” de Tatuí. “As pessoas ligam e passam informações. Quem fez é que liga, ou a escola que conseguiu mobilizar, clubes ou academias”, salientou Cardoso Junior.
Servidores municipais também farão contagem do número de participantes em cada ação. “Nós também teremos nossas planilhas, vamos anotar as participações em atividades, e o responsável da central ligará para empresas para saber se aderiram ao Dia do Desafio e quais os resultados”.
A Prefeitura organiza uma programação “extensa” para o Dia do Desafio, com o objetivo de atrair a população. Conforme o secretário, ainda não há definições de horários e de todas as ações a serem realizadas.
“Vamos promover algumas atividades em massa, ainda não há programação definida, mas, provavelmente, haverá aulas da dança, capoeira e outros esportes, durante todo o dia, na praça”, afirmou Cardoso Junior.
O secretário disse que, provavelmente, haverá “minijogos” de vôlei, futebol, basquete e taco. “Vamos deixar algumas bolas para as crianças fazerem algumas tomadas e jogos”.
A Prefeitura disponibilizará, por meio do projeto Pedala Comigo, bicicletas gratuitas no dia do evento. De acordo com o secretário, haverá uma ciclofaixa no entorno da praça Paulo Setúbal.
Conforme ele, escolas da cidade poderão promover atividades internas, como torneios de futsal, voleibol, corrida, basquete, dança, caminhada ou recreação.
De acordo com o secretário, a praça Paulo Setúbal será o polo central das atividades, mas haverá, também, um trio elétrico que percorrerá a cidade e parará em alguns bairros e escolas para “movimentar” a população.
A presença do trio elétrico nas escolas foi destacada pelo secretário: “Quando a gente passa, é muito legal, os alunos param e vão fazer atividades com música”.
Cardoso Junior ressaltou que as escolas do município terão aulas normalmente no dia 28, só parando as atividades curriculares quando o trio elétrico passar, ou quando a direção definir que será momento de exercícios.
Às 9h30, haverá uma caminhada na Avenida das Mangueiras, onde, segundo Cardoso Junior, muita gente sempre costuma ir para participar. “Engloba os estudantes e servidores de escolas da redondeza, Câmara Municipal, Santa Casa e Prefeitura para participarem”, salientou.
“É legal que, nesse dia, nós teremos, também, rodada do Campeonato Paulista (Sub-20), entre Atlético de Sorocaba e São Paulo, e as crianças de escolas municipais serão levadas para assistir ao jogo. Faremos, também, uma grande gincana para eles, no intervalo da partida, para computar na central”, contou Cardoso Junior.
O secretário salientou que escolas particulares e empresas privadas também podem participar do Dia do Desafio e promover atividades e gincanas com funcionários e alunos, independentemente da programação definida pela Prefeitura.
Todas as atividades desenvolvidas no Dia do Desafio serão organizadas pela própria Prefeitura ou iniciativas privadas. O Sesc não define programação de nenhum município.
Não haverá premiação para a cidade vencedora, apenas um troféu de participação. Porém, Cardoso Junior ressaltou que o objetivo não é a competição e, sim, a conscientização.
“É uma competição saudável, mais para conscientizar as pessoas da importância da prática de atividades físicas, será mais para mobilizar as crianças e os adultos da cidade”, afirmou o secretário.
Apesar de as atividades desenvolvidas pela Prefeitura irem até às 20h, é possível computar os exercícios físicos até meia-noite.
O desafio
O Dia do Desafio foi criado no Canadá, nos anos 80, com a proposta de despertar o interesse da população para as práticas em atividades esportivas e físicas, por meio de uma competição “amigável” entre cidades.
O evento, que está na 20a edição, é um movimento comunitário que envolve poderes públicos, instituições privadas e cidadãos.
Conforme o Sesc, no inverno de 1983, o prefeito canadense sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de toda população: a ideia era que, às 15h, os moradores apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem por 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo, a fim de exercitar o corpo.
No ano seguinte, a ideia teria sido compartilhada com uma cidade vizinha, quando ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. A iniciativa teve sequência, e o Dia do Desafio passou a ser realizado todos os anos, na última quarta-feira do mês de maio.
O Sesc informa que todas as cidades do continente americano podem participar. Porém, as inscrições são aceitas somente com a anuência do prefeito de cada município.
A realização é de responsabilidade das prefeituras e as ações, desenvolvidas pelas secretarias municipais de esporte, educação e saúde, com apoio da comunidade.
“Vâmo a Pé 2”
A Prefeitura realizará a segunda edição da ação “Vâmo a Pé”, no Dia do Desafio, a qual tem como objetivo promover o hábito da caminhada. “É um incentivo para que as pessoas deixem os veículos em casa e vão trabalhar a pé”, explicou Cardoso Junior.
De acordo com o secretário do Esporte, no ano passado, uma pequena parte da população aderiu à ação, mas, nesta edição, ele espera que um maior número de pessoas não utilize transporte no dia 28.
“A ideia é mobilizar bastante gente, estamos divulgando, fazendo ‘pedágios’, colocando adesivos nos carros, ‘bótons’ nas roupas, para conscientizar e atingir a população”.
De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura, a primeira edição do projeto, realizada em 2013, foi “utilizada como referência pelo Sesc”, como modelo de projetos que mobilizem as comunidades, “a partir de hábitos e conceitos culturais”.
“Tivemos uma excelente receptividade, tanto pela população, quanto pela direção do Sesc, que elogiou amplamente o projeto, que vem servindo de modelo para outras cidades”, sustentou Cardoso Junior.