
Da redação
A Guarda Civil Municipal (GCM) e o Departamento de Mobilidade Urbana (DMU), da prefeitura, conforme divulgado pela assessoria de comunicação do Executivo, seguem intensificando as fiscalizações semanais de trânsito de Tatuí desde o mês de janeiro.
O objetivo tem “foco na ampliação da segurança viária, na prevenção de crimes de trânsito e na coibição de infrações que colocam em risco motoristas, motociclistas e pedestres”.
Na semana anterior, as ações contaram também com o apoio da Polícia Militar em operações específicas, “fortalecendo ainda mais o trabalho integrado de segurança pública no município”.
As fiscalizações priorizaram irregularidades como o uso de canos de descarga e escapamentos em desacordo com a legislação, veículos em mau estado de conservação e ausência de equipamentos obrigatórios, além da repressão à exibição de manobras perigosas, crimes de trânsito e outros ilícitos.
“As ações ganham relevância especial neste período que antecede o Carnaval, quando o aumento do fluxo de veículos e a realização de eventos exigem medidas preventivas para garantir um trânsito mais seguro e responsável”, argumenta a comunicação.
No dia 3 (terça-feira), a operação realizada na avenida Cônego João Clímaco (Avenida das Mangueiras) resultou na averiguação de dez veículos (quatro carros e seis motos) e na pesquisa de 11 pessoas.
Ao todo, foram lavrados quatro autos de infração de trânsito (AITs). Entre as irregularidades constatadas, estavam dois casos de licenciamento atrasado e dois de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida.
Já na quinta-feira da semana passada, 5, a fiscalização ocorreu na praça Anita Costa, na região central, onde foram abordados 32 veículos, sendo 2 carros e 30 motocicletas, com 43 pessoas pesquisadas.
A ação resultou em dois AITs e na remoção de duas motos, “reforçando a importância da manutenção regular dos veículos e do cumprimento da legislação de trânsito”.
No sábado passado, 7, duas operações contaram com a participação da Polícia Militar e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP), nas quais se utilizaram o etilômetro (bafômetro), no âmbito da “Lei Seca”.
A primeira ocorreu na esquina das ruas Laurindo Marques com Maria Conceição Martins, no bairro Americana. Foram realizados 221 testes de etilômetro, com 14 recusas
Ao todo, 212 condutores e veículos foram fiscalizados (incluindo 62 motos, 148 veículos, 1 ônibus e 1 caminhão), resultando em 19 AITs e na apreensão de dois veículos.
No mesmo dia, outra operação foi realizada na rua Dr. Alberto Seabra, na passagem de nível da linha férrea que dá acesso à rodovia Senador Laurindo Dias Minhoto (SP-141).
Nessa ação, foram efetuados 294 testes de etilômetro, com nove recusas, além da lavratura de 12 autos de infração de trânsito. Ao todo, 260 condutores e veículos foram fiscalizados, sendo 90 motos e 170 carros.
“As ações conjuntas da GCM, do DMU e da Polícia Militar reforçam o compromisso da administração municipal com a preservação da vida, a ordem no trânsito e a prevenção de acidentes, especialmente em períodos de maior circulação, como o Carnaval”, sustenta a comunicação.
“A população é orientada a respeitar as leis de trânsito, manter os veículos em condições adequadas e adotar uma postura responsável ao dirigir, contribuindo para um ambiente urbano mais seguro para todos”, conclui a comunicação.





