Da redação
A Prefeitura de Tatuí, por meio da Defesa Civil e da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, está reforçando o alerta à população sobre os riscos associados à prática de atear fogo em terrenos baldios, uma ação que, além de ser proibida por lei, constitui um grave crime ambiental.
Apesar da divulgação sobre os prejuízos dessa prática, muitos ainda insistem em utilizá-la, desconsiderando os impactos negativos na saúde pública e no meio ambiente.
Desde o mês de maio, em que a “Operação Estiagem” teve início, 39 ocorrências dessa natureza já foram atendidas pela Defesa Civil Municipal, além de outras inúmeras que ficaram sob responsabilidade do Corpo de Bombeiros.
Queimadas em áreas urbanas, como terrenos baldios, liberam substâncias tóxicas na atmosfera, ocasionando problemas respiratórios, especialmente em idosos, crianças e pessoas com condições crônicas como asma e bronquite. Além disso, a fauna local sofre consideravelmente, com animais sendo feridos ou mortos pelo fogo.
A prefeitura destaca que “a legislação brasileira trata a prática de queimadas como crime ambiental, sujeitando os responsáveis a multas severas e, em casos mais graves, até a penas de reclusão. A administração municipal enfatiza a importância da colaboração da comunidade, pedindo que os moradores denunciem quaisquer queimadas, ajudando assim a proteger o meio ambiente e a saúde de todos”.
Denúncias podem ser feitas através dos telefones (15) 3205-1199 ou (15) 3259-8400, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.