Da reportagem
O prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior anunciou, na manhã de segunda-feira, 3, o nome de dois novos secretários para compor a gestão municipal. Na reunião, também foi apresentada a advogada Juliana Rossetto Leomil Mantovani como a nova assessora da Secretaria de Planejamento.
O anúncio aconteceu durante encontro no paço municipal, com a presença de representantes de entidades assistenciais e do comércio.
O cabeleireiro Valdeci Proença assume a pasta dos Direitos Humanos, Família e Cidadania, no lugar de Elaine Miranda. A Secretaria de Fazenda, Finanças, Planejamento e Trabalho passa a ser comandada pelo coronel da reserva da Polícia Militar Wagner Rodrigues. A pasta tinha como gestor Aniz Eduardo Boneder Amadei.
Durante o anúncio, Cardoso Júnior deu as boas-vindas aos novos gestores e ressaltou a importância das secretarias no “aperfeiçoamento e união” entre as pastas e o Executivo.
“É uma junção de forças. Uma união de vários segmentos técnicos e até políticos de pessoas que amam verdadeiramenre a cidade”, afirmou.
Rodrigues destacou a importância de secretaria sob a responsabilidade dele como “uma espécie de gestão estratégica”, de forma a atrair novos investidores para a cidade”.
“Não podemos deixar de lembrar que Tatuí é uma cidade bem localizada, e esta é uma pasta que envolve muito compromisso, principalmente neste momento em que o Executivo sinaliza a cidade como sendo de interesse para novos investidores”, ressaltou.
Ele completou dizendo que, com um plano de ação eficiente da pasta, “todos os setores administrativos serão beneficiados”. “Com a captação de recursos financeiros por meio de novos investidores, podemos melhorar nosso polo de distribuição de emprego e renda e, assim, aperfeiçoarmos os setores administrativos que envolvem o transporte, a saúde e a educação”, concluiu.
De acordo com Juliana, “o desafio de um governo é a própria gestão pública”. “É um desafio enorme gerir uma cidade, principalmente com o objetivo de atingir o interesse público. Por isso, necessitamos de um trabalho com uma equipe comprometida, para que consigamos atingir nossos objetivos”, apontou a assessora.
Conforme Proença, o principal desafio dele à frente da gestão da pasta dos Direitos Humanos, Família e Cidadania é o de “continuar promovendo o bem-estar da população, com ações que integrarão com os projetos do Executivo”.
Ele lembrou o Núcleo de Apoio e Assistência ao Paciente com Câncer – implantado na cidade no primeiro trimestre deste ano – como uma das ações que deve espelhar novos projetos.
“Será uma pasta que estará de portas abertas. Que possamos continuar desenvolvendo projetos que atendam à população em estado de vulnerabilidade e oferecer a ela qualidade de vida”, concluiu.
“Nós começaremos hoje um novo ciclo. Temos entregado nesses 23 meses objetivos para mudarmos a cidade de patamar. Colocaremos Tatuí no lugar que ela merece. Nunca tivemos tantos interessados em investir na nossa cidade como agora”, concluiu Cardoso Júnior.
Na solenidade, estiveram presentes: a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (Fusstat), Regiane de Oliveira Rosa Cardoso; e os vereadores Hiago Daros, Micheli Vaz, Fábio Villa Nova, Valdir de Proença e Levi Soares.]
Também compareceram os secretários municipais Gustavo Duarte Elias de Almeida (Administração e Negócios Jurídicos), Luís Donizetti Vaz Júnior (Governo e Transportes Públicos), Alessandro Bosso (Assistência e Desenvolvimento Social), Douglas Dalmatti Alves Lima (Esporte, Cultura, Turismo e Lazer), Miguel Ângelo de Campos (Segurança Pública e Mobilidade Urbana), Paulo Sérgio de Almeida Martins (Agricultura, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal), Roseli de Fátima Mochi (Saúde), Patrício Antunes Pereira (Serviços Públicos e Zeladoria) e João Francisco de Lima Filho (Obras e Infraestrutura).
Ainda: a supervisora de ensino Tatiane Popets, representando a secretária da Educação, Elisângela da Costa Rosa Cecílio; o chefe de gabinete, Júnior Galvão; a assessora do deputado estadual Capitão Telhada, sargento Maria Nilce Cleto Magaldi Alves; o presidente do TatuíPrev, João Antônio Fonseca; a presidente da ACE (Associação Comercial e Empresarial) de Tatuí, Lúcia Bonini Favorito; o presidente do Recanto do Bom Velhinho, José Joaquim Castanho; a presidente da Casa Unimed, Thaís Aguiar Pavanelo; e a presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Claudia Rosana Nascimento Ribeiro Fagundes.
Novos nomes
Com 59 anos, Wagner Rodrigues é coronel da reserva da PM, mestre em ciências policiais e de segurança e ordem pública e advogado com pós-graduações em direito processual penal e gestão pública.
O comerciante e vereador por dois mandatos Valdeci Proença, de 47 anos, fez parte da mesa diretora da Câmara – exercendo a função de segundo-secretário por dois biênios – “sempre esteve envolvido em trabalhos sociais”, conforme apontado pela assessoria de comunicação do Executivo. Atualmente, cursa gestão pública.
Juliana, por sua vez, já exerceu os cargos de secretária da Fazenda e Finanças (2021), do Planejamento e Gestão Pública (2017 a 2020), do Planejamento e Desenvolvimento Econômico (2012) e de secretária interina de Fazenda e Finanças (2012).
É advogada com pós-graduação em direito tributário, MBA em políticas de meio ambiente, responsabilidade social e governança e mestrado em gestão e políticas públicas.
Ela passa a atuar nas áreas de planejamento estratégico, tributário, orçamentário e urbanístico e no desenvolvimento de políticas públicas e projetos.