![](https://oprogressodetatui.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Prefeito-10-Site-696x501.jpg)
Da redação
Desde o mês passado, a prefeitura de Tatuí tem divulgado balanços destacando os trabalhos mais relevantes de todas as áreas de atuação do Executivo no ano passado.
Uma das citadas é a pasta de Obras e Infraestrutura, “a qual alcançou, em 2024, grandes marcas e importantes realizações que reforçaram o compromisso em melhorar a infraestrutura urbana, garantindo mais qualidade nas vias públicas, na mobilidade e na conservação das áreas da cidade”.
Entre os trabalhos apontados, estão as operações tapa-buracos, que atingiram mais de 8.000 buracos recuperados; 75 vias recuperadas com serviço de recapeamento; e as regularizações e reformas de estradas e pontes rurais.
A operação tapa-buraco visa a recuperação das ruas danificadas e a melhoria das condições de trafegabilidade. Até o momento, foram reparados 8.064 buracos, totalizando 27.369,15 m² de pavimento recuperado.
“A operação é um reflexo do compromisso da gestão municipal com a segurança e o bem-estar dos munícipes, buscando garantir um tráfego mais seguro e confortável para motoristas e pedestres”, divulgou a assessoria de comunicação da prefeitura.
Em relação ao recapeamento de vias, no ano passado, 75 delas foram contempladas com serviços de reparo e pavimentação, atendendo a mais de 30 bairros.
O trabalho de recapeamento tem como objetivo “corrigir imperfeições nas vias, aumentar a durabilidade do asfalto e reduzir o desgaste causado pelo tempo e pelo tráfego intenso”.
“A ação faz parte do planejamento da administração municipal para promover um trânsito mais seguro, eficiente e confortável para motoristas e pedestres”, relata o setor de comunicação.
Outro enfoque do Executivo é a regularização e o cascalhamento de estradas rurais. Nesse aspecto, são citados, aproximadamente, 357 quilômetros de vias de terra regularizadas e cascalhadas, beneficiando 30 bairros da zona rural do município.
“A ação visa melhorar as condições de tráfego, especialmente em períodos de chuva, evitando alagamentos e facilitando o escoamento de produção agrícola, além de garantir um transporte mais seguro para os moradores”, declara a assessoria.
Em relação à reforma e à manutenção de pontes rurais, no ano passado, a Secretaria de Obras e Infraestrutura iniciou a reforma e a manutenção de 14, “que são essenciais para o tráfego seguro nas comunidades do interior”.
“Essas pontes, que fazem parte de importantes rotas de transporte para a população rural, estavam comprometidas pelo tempo e pelas condições climáticas e, agora, estão sendo revitalizadas para garantir o fluxo de veículos, do transporte de mercadorias e do acesso das famílias às áreas urbanas e aos serviços essenciais”, indica a assessoria.
“Em 2024, conquistas significativas marcaram o avanço das obras de recuperação de vias, pavimentação e melhoria da infraestrutura, criando a base para novos projetos que continuarão a transformar a cidade e a qualidade de vida da população neste ano”, finaliza o setor de comunicação.
“Estamos comprometidos em transformar a infraestrutura de nossa cidade. Vamos continuar trabalhando incansavelmente neste ano para construir um município cada vez mais moderno e acessível para todos”, afirmou o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior, via comunicação com a imprensa.