Na manhã de sexta-feira, 21, data em que é comemorado o Dia da Árvore, Tatuí realizou a ação “Hora Verde”, com o plantio simultâneo de mais de cem mudas de espécies variadas em diversos pontos da cidade, como escolas, praças, Parque “Maria Tuca” e nascentes.
O plantio oficial aconteceu na avenida Cônego João Clímaco, a Avenida das Mangueiras, onde a prefeita Maria José Vieira de Camargo e o secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Célio José Valdrighi, realizaram o plantio de duas mudas de manga-espada.
O evento ainda foi acompanhado pelos secretários municipais Cassiano Sinisgalli (Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude), Jerônimo Fernando Dias Simão (Saúde), Marisa Aparecida Mendes Fiusa Kodaira (Educação), Marco Luís Rezende (Obras e Infraestrutura), Walter dos Santos Júnior (Fazenda e Finanças) e representantes da Câmara Municipal.
A ação foi inspirada pela “Hora do Planeta”, que incentiva a população mundial a apagar as luzes durante uma hora, uma vez ao ano, para alertar sobre as questões ambientais globais.
De acordo o secretário Valdrighi, a iniciativa visa ampliar, em todos os setores, a conscientização sobre a importância das árvores e a preservação do meio ambiente.
“É um projeto para que a gente consiga motivar mais e mais pessoas a estarem plantando árvores e cuidando delas, sempre pensando no benefício que ela nos traz”, ressaltou o secretário.
A prefeita comentou que o plantio das mangueiras corresponde a reposições. “Nos últimos anos, perdemos duas árvores ao longo da via pública”, mencionou a chefe do Executivo, afirmando que, com a implantação da academia ao ar livre no local, duas árvores foram arrancadas.
“Esta plantação é simbólica para todos nós, é a preservação deste nosso patrimônio. Pedi pessoalmente ao secretário para que fossem plantadas duas novas mangueiras neste espaço, para tampar uma clareira que se formou com a falta das árvores aqui na praça”, afirmou.
Segundo a supervisora do Setor de Educação Ambiental e coordenadora da ação, Karina Camargo de Sousa, cada plantio teve uma finalidade diferente, com o intuito de abranger todos os benefícios que a árvore é capaz de promover.
A supervisora ressalta que foram definidos locais diferentes para os plantios, como matas ciliares áreas urbanas e rurais, com o objetivo de proteger as águas, a cobertura vegetal, a manutenção de patrimônio cultural, o paisagismo, a melhoria de espaço público e o abrigo da biodiversidade.
No total, foram plantadas 115 mudas. Para melhorar a cobertura vegetal urbana, crianças de dez escolas municipais, da Secretaria de Educação – entre creches, emeis e emefs -, fizeram o plantio.
A Secretaria de Obras e Infraestrutura, pelo setor de poda e corte, realizou revitalização da praça Ayrton Senna, na vila Doutor Laurindo, melhorando o paisagismo do local.
Já no Parque Ecológico Municipal “Maria Tuca”, foram plantadas 18 mudas de árvores, em parceria com os integrantes do projeto Envelhecer com Qualidade de Vida, do Fusstat (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí), que realiza atividades no espaço.
Os membros do projeto tiveram o auxílio de alunos da Escola Ambiental, localizada no próprio parque, para criar uma interação entre as crianças e os idosos. O plantio de diversas espécies ocorreu no entorno do lago, para impulsionar a biodiversidade do local.