AC Prefeitura
Equipamentos funcionam em trechos de bairros e limitam velocidade
Nesta segunda-feira, 15, o sistema de radares implantado em dois pontos pela Prefeitura está em operação. A assessoria de comunicação do Executivo informou que desde a data começou a contabilizar as multas por excesso de velocidade.
Os radares estão instalados desde o mês de setembro. Eles já funcionam em dois pontos. Um deles, na rua Chiquinha Rodrigues, na vila Dr. Laurindo, e outro, na Teófilo Andrade Gama, que liga o centro até o Jardim Santa Rita de Cássia.
A Prefeitura divulgou que implantou os radares anteriormente para coletar informações “para um amplo estudo técnico”. De acordo com o Executivo, para a instalação levaram-se em conta diversos dados, como a velocidade média nas vias, o fluxo de veículos e também a ocorrência de acidentes em cada ponto.
Com base nessa análise, o Executivo definiu a velocidade limite de cada via. Na Chiquinha Rodrigues, a velocidade máxima é de 40 quilômetros por hora e na Teófilo Andrade Gama será permitido trafegar a 50 quilômetros por hora.
Ainda conforme a Prefeitura, os equipamentos foram colocados em pontos considerados estratégicos e “onde comumente acontecem abusos por parte dos motoristas”.
O trabalho de implantação ficou a cargo da empresa de Serviços Especializados de Trânsito, que acompanhou aferição realizada pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), no local. A Prefeitura destacou que a ação seguiu a resolução 396/11 do CNT (Conselho Nacional de Trânsito).
Em nota à imprensa, o secretario municipal de Governo, Segurança Pública e Transportes, Onofre Machado Junior, afirmou que “o estudo dos radares do município foi realizado por um engenheiro habilitado na área de trânsito”.
Além dos dois bairros, a Prefeitura desenvolveu estudo para definição de velocidade máxima de outro radar. O equipamento funciona no cruzamento das ruas 11 de Agosto e José Bonifácio, no centro, prevendo 40 quilômetros por hora.
Segundo a assessoria, naquele ponto o radar terá duas funções. A primeira, de aferição de velocidade, e, a segunda, de avanço “semafórico” (de sinal). “Durante o sinal verde será fiscalizado o limite de velocidade, no sinal vermelho será fiscalizado os veículos que avançam o sinal”, cita o Executivo.
O Departamento de Comunicação e Gestão Estratégica citou que a Prefeitura sinalizou “devidamente” com placa indicativa os locais no quais os radares estão em funcionamento. Também destacou que, conforme a legislação, “não há mais exigência de placa de alerta indicando a existência de radares na via”.
“Temos certeza que as notificações prévias, que, porém, não foram transformadas em multa, serviram para chamar a atenção da população para esse novo sistema de controle de velocidade, que certamente evitará muitos acidentes”, declarou por meio da nota o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu.