Prefeitura assina contrato com ‘OS’ e anuncia que abrirá UPA em agosto

860
Organização social vai assumir o atendimento de urgência e emergência em agosto (foto: AI Prefeitura)
Publicidade
Da reportagem

A prefeita Maria José Vieira de Camargo assinou na quinta-feira, 16, o contrato e a ordem de serviço com o Instituto Innovare, organização social vencedora de concorrência pública para administrar a UPA (unidade de pronto atendimento).

A assinatura do contrato foi acompanhada pelos secretários Renato Pereira de Camargo (Governo e Negócios Jurídicos) e Tirza Luiza de Melo Meira Martins (Saúde) e pelos diretores da Innovare Geraldo César do Rosário (presidente) e Paulo César Saquy (científico).

“A partir do mês de agosto, a UPA (que hoje é o hospital de campanha contra a Covid-19) será a referência para o atendimento ao público em urgência e emergência. Além do salto de qualidade no atendimento na saúde pública, serão gerados novos empregos”, declarou a prefeita.

A prefeitura ainda não anunciou o dia exato do início do atendimento de urgência e emergência, contudo, salientou que a inauguração será definida após procedimentos técnicos da empresa e a contratação de pessoal.

O presidente da Innovare, Geraldo César do Rosário, destacou o trabalho da organização social na área de saúde e deu ênfase à administração de uma UPA semelhante, na cidade de Sertãozinho.

Publicidade

Conforme Rosário, a previsão é de que a UPA tatuiana empregue cerca de 70 profissionais, em um primeiro momento. A própria organização social será a responsável pela contratação dos profissionais.

A obra, iniciada em agosto de 2012, ficou praticamente abandonada entre 2013 e 2016 e, a partir de 2018, após um ano de negociações com o Ministério da Saúde, foi autorizada a retomada dos serviços.

O investimento total é de aproximadamente R$ 2 milhões. Com porte aproximado de 2.000 metros quadrados, a unidade terá diversas salas e setores, assim como um espaço de atendimento diferenciado só para crianças.

“A nossa administração está superando os desafios com muito trabalho. Mesmo com a crise econômica que o Brasil ainda enfrenta, nossos esforços são grandes para melhorar a situação da saúde pública em Tatuí”, disse a prefeita.

Ela ainda apontou outras obras realizadas no setor de saúde, como as reformas na Santa Casa, melhorias na atenção básica, aumento da frota do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e a renovação da frota no transporte de pacientes.

“Agora, estamos finalizando este projeto da UPA, que é a nossa prioridade para melhorarmos o atendimento de urgência e emergência em nosso município”, acrescentou a prefeita.

A O Progresso, a secretaria municipal da Saúde informou que a empresa garantiu a contratação dos profissionais já para os próximos dias, assim como a aquisição de medicamentos e insumos para que a unidade possa entrar em operação.

“A administração envolve um plano de trabalho, com metas quantitativas e qualitativas, que devem ser atingidas durante o período da prestação do serviço da OS. Este plano será supervisionado pela Secretaria de Saúde e analisado mês a mês”, explicou Tirza.

Ela acrescentou que a finalização e a entrega da UPA representam “um momento histórico” para a cidade, que “vai melhorar ainda mais o trabalho da Saúde, trazer mais qualidade e conforto para os pacientes atendidos”.

Publicidade