
Da reportagem
A prefeitura, por meio da Secretaria de Direitos Humanos, Família e Cidadania, promoveu nesta quinta-feira, 30 de outubro, na Fazenda Pingo d’Água, o Encontro Regional de Mulheres, onde apresentou o programa “Olhando+ Para Todas” de Tatuí.
Segundo Amanda Simões de Abreu, secretária da pasta, o programa tem como objetivo promover a escuta ativa e o acompanhamento das demandas das mulheres tatuianas, ampliando o acesso a direitos, oportunidades e serviços da rede municipal.
“Dentro do programa, as embaixadoras voluntárias e multiplicadoras têm um papel fundamental: elas serão pontes entre a secretaria e a comunidade, replicando os projetos e ações nos locais onde vivem e ajudando outras mulheres a terem acesso à informação, acolhimento e autonomia”.
Amanda classificou o evento como “extremamente positivo”. “Conseguimos reunir e conectar líderes de diferentes áreas, todas unidas pelo mesmo propósito de fortalecer as políticas públicas voltadas às mulheres”, informou ela.
“Foi um momento de partilha, escuta e sensibilização, em que cada participante se comprometeu a abraçar essa causa”, complementou.
A secretária ainda comentou que, “diante do sucesso e da receptividade”, tem a intenção de dar continuidade aos encontros, “fortalecendo essa rede de apoio, solidariedade e cuidado entre as mulheres da nossa cidade”.
De acordo com material divulgado pelo Executivo, com o tema “Olhar para si, olhar para todos”, “o evento propôs um espaço de diálogo, aprendizado e conexões inspiradoras, reunindo mulheres de toda a região, especialmente gestoras e lideranças femininas que fazem a diferença em suas comunidades”.
A programação incluiu rodas de conversa, networking e relatos de vida, “reforçando a importância do autoconhecimento, da empatia e do fortalecimento coletivo”.
O encontro integrou o projeto “+PorElas”, uma iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos, Família e Cidadania que tem como objetivo “valorizar, conectar e fortalecer as mulheres”.
Ainda conforme a assessoria de comunicação da prefeitura, entre as convidadas, estiveram Silvia Melo, Ana Cláudia Carletto e Renata Sene, “mulheres com trajetórias marcantes em diferentes áreas e reconhecidas por suas atuações em prol da participação feminina na sociedade”:
Silvia é presidente executiva da União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp), CEO do Conexidades e Multiplicidades, conselheira da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e da Fundação Brasileira de Marketing (FBM), além de jornalista.
Ana Cláudia é presidente da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (Casa) e mestre em violência contra a mulher.
Foi secretária executiva de Políticas para Mulheres do estado de São Paulo e secretária executiva dos Direitos da Pessoa com Deficiência, também do estado.
Renata é presidente da Fundação Republicana Brasileira (FRB) e ex-prefeita de Francisco Morato (2016-2024). Foi presidente do Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia do Juqueri (Cimbaju), vice-presidente de parcerias ODS da Agenda ONU e presidente da Comissão Permanente de Cidades Atingidas ou Sujeitas a Desastres pela Frente Nacional de Prefeitos.


 
                             
                            





