Prefeitura anuncia a aprovação da construção de 200 novas moradias

 

Anunciado em 2013, o projeto de construção de 200 novas moradias populares em Tatuí recebeu aval positivo neste mês. É o que informou o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, durante evento de entrega das chaves para 645 famílias que adquiriram casas próprias no Residencial Vida Nova Tatuí.

Durante a solenidade, o prefeito disse que as novas moradias serão construídas pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), do Estado de São Paulo. Elas contemplarão pessoas com baixa renda e são resultado de processo iniciado pela equipe de Manu no início da administração.

“Demorou três anos para a área ser regularizada”, declarou o prefeito. Conforme ele, o processo precisa seguir diversas etapas para ser aprovado e, só depois, executado. “Estou contando isso porque a população, às vezes, pode achar que é simples, que eu simplesmente ganhei as casas, mas não construí”.

O governo do Estado anunciou a alocação de recursos para a construção das unidades em abril de 2013. De lá para cá, o Executivo precisou realizar o projeto e encaminhá-lo para a aprovação dos órgãos competentes.

A Prefeitura apresentou uma área no bairro Inocoop para receber as moradias populares. Entretanto, o espaço teve de ser avaliado pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo) e pela própria CDHU. Esta última deu a aprovação neste mês.

“São mais 200 casas que eu vou deixar prontas para a próxima gestão fazer. Estas, sim, para renda mais baixa. Quero explicar isso porque recebi muitas críticas, inclusive, de que estaria vendendo casas, mas nenhuma é gratuita”, disse.

O prefeito afirmou que tem “priorizado a redução do déficit habitacional”, atendendo a população com renda de até R$ 1.600 mensais. Este é o público a ser atendido com mais 1.058 casas que contemplam a fase dois do Vida Nova Tatuí. O residencial está sendo construído pelo Grupo Pacaembu.

“Todos nós estaremos contribuindo para que a cidade seja melhor, para que mais pessoas tenham condições de ter uma casa maravilhosa, num lugar maravilhoso e muito bem feito como este”, afirmou.

Além de reduzir o número de pessoas sem casa própria, Manu disse que os investimentos em habitação feitos no sistema chamado “PPP” (parceria público-privado) “devolveram a confiança aos investidores no município”.

O prefeito declarou que, na gestão dele, priorizou parcerias com empresas consolidadas no mercado. Citou, como exemplo, empreendimentos “ainda não concluídos”.

“As pessoas estão tendo que entrar na Justiça para receber imóveis que foram construídos antes. Essa é uma responsabilidade que um prefeito tem de ter”, declarou.

Para atender aos novos moradores, Manu disse que o Executivo realizou investimentos nas áreas da Educação (com creche, pré-escola e escola) e da Saúde (com o pronto atendimento). Em breve, ele disse que discutirá com a Empresa Rosa a possibilidade de inclusão do bairro nas linhas de ônibus que servem à região.