Prefeitura amplia o ‘PSF’ e CDHU terá duas novas equipes





A Prefeitura anunciou que, na segunda-feira, 28, será iniciada nova etapa na reestruturação da saúde pública municipal.

A inauguração das obras de reforma e ampliação da UBS (Unidade Básica de Saúde) “Othoniel Cerqueira Luz”, da CDHU, segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura, marca a ampliação do PSF (Programa Saúde da Família), “como forma de aproximar os serviços da população, promover ações preventivas e desafogar o pronto-socorro”.

Conforme a assessoria, até 2012, havia duas equipes de saúde da família completas. Uma no Jardim Santa Rita e outra no Jardim Gonzaga.

Em 2013, o número passou para quatro: três no Santa Rita e uma no Jardim Gonzaga. “Já no primeiro semestre deste ano, mais duas equipes foram implantadas na vila Angélica. Agora, mais duas irão atender o CDHU”, ressaltou a assessoria.

Para o segundo semestre, a Prefeitura assegurou uma equipe no bairro Jardins de Tatuí e duas no Jardim Tóquio.

“Nossa meta é chegar até o final de 2014 com 11 equipes, ampliando a cobertura de atenção básica, de 16 mil para 44 mil habitantes, ou seja, 40% da nossa população. Um salto quantitativo, bastante considerável, em apenas dois anos de gestão”, afirmou Tirza Luiza de Melo Meira Martins, coordenadora de atenção básica e planejamento.

Conforme a assessoria, o principal objetivo da estratégia é promover a prevenção e promoção da saúde, por meio de visitas domiciliares, acolhimento e grupos educativos, conforme a necessidade dos pacientes de cada região da cidade.

As equipes são compostas por médico, enfermeiro, auxiliar técnico em enfermagem, farmacêutico e agentes comunitários de saúde. As unidades de saúde possuem atendimento em tempo integral.

O gestor da Secretaria da Saúde, Máximo Machado Lourenço, informou que “o trabalho comunitário de saúde reflete-se em melhorias das condições gerais de saúde da população assistida”.

“Os números demonstram, ainda, que a atuação do PSF está intimamente associada à menor utilização do Pronto-Socorro Municipal, já que os profissionais de saúde estão em contato diário com as famílias”, argumenta.

O valor total do investimento na revitalização do posto de saúde da CDHU, segundo a assessoria, é de R$ 223 mil.

O recurso veio por meio de parceria entre Prefeitura e governo do Estado, sendo que o município foi responsável por 62% do custeio da obra.

A inauguração da revitalização do prédio e do novo sistema de atendimento é aberta ao público e está prevista para as 10h, à rua Sérgio Mascarenhas s/nº.

Núcleo de Apoio

De acordo com a assessoria de comunicação, para o segundo semestre, está prevista a implantação do Núcleo de Apoio a Saúde da Família, que deverá coordenar ações e prestar apoio às equipes da cidade.

Conforme a assessoria, o serviço contará com equipe multidisciplinar, composta por pediatra, ginecologista, psicólogo, educador físico e assistente social.