Prefeitura aguarda licitação para a linha verde e colocação de radares





Cristiano Mota

Simulado de acidente mobilizou equipes de emergência em dia que vice-prefeito anunciou niovidades

 

“Estamos esperando a Secretaria Municipal da Administração abrir licitação para termos uma empresa que faça a gestão dos semáforos”.

A expectativa do vice-prefeito e secretário municipal do Governo, Segurança Pública e Transportes, Vicente Aparecido Menezes, Vicentão, diz respeito à instalação da chamada “linha verde”, em pontos da área central.

Ele falou sobre o projeto na manhã de sábado, 21, durante ações promovidas pela Prefeitura por meio da Semana Municipal de Trânsito.

Na ocasião, o vice-prefeito acompanhou as orientações promovidas pelos bombeiros e o simulado de acidente que envolveu a corporação e as equipes do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e da CCR SPVias.

O projeto do Executivo visa instalar um sistema de “gestão inteligente” dos semáforos. A intenção é beneficiar o pedestre que está na faixa e também os motoristas, de modo a garantir que o trânsito tenha melhor fluxo de veículos.

Vicentão afirmou que, em determinados pontos, os semáforos têm tempo de abertura e fechamento igual dos dois lados de uma esquina. Conforme ele, isso causa problemas em trechos nos quais há grande circulação de veículos e pessoas.

“Esse sistema inteligente dará mais tempo de passagem onde existirem mais veículos e menos tempo onde tiverem menos circulação”.

Segundo ele, o Executivo tem planos de instalar o sistema inicialmente na região central. Devem ser incluídas ruas que estão no chamado “centro expandido”.

Vicentão antecipou, também, que a Prefeitura pretende instalar radares na cidade. Afirmou que, particularmente, prefere o radar às lombadas. Citou, ainda, a cidade de Sorocaba como exemplo de aplicação de radares.

Segundo ele, o governo sorocabano conseguiu passar para a população que é preciso circular com veículos nos limites máximos de velocidade.

“Nós temos que chegar a esse patamar em Tatuí. Temos de educar a população para termos um trânsito melhor, que flua, mas que respeite os pedestres”, argumentou.

O vice-prefeito considerou que “a tarefa vai depender muito da ação do governo municipal”. Disse que a Prefeitura precisará fazer investimentos em infraestrutura e que a sinalização (vertical e horizontal) precisa ser melhorada.

“Isso demanda recursos. Acho que este ano ainda nós não vamos conseguir fazer muitas das coisas que queríamos, mas, no ano que vem, se Deus quiser, muitos dos nossos projetos serão completados”, destacou.

Ainda sobre os radares, afirmou que o Executivo já desenvolveu o projeto de implantação. A Prefeitura depende, unicamente, de licitação para instalação, operação e manutenção.

Em Tatuí, a velocidade média deverá variar entre 40 e 50 quilômetros por hora, dependendo das vias.

Vicentão citou que o Executivo deverá informar a população quando da instalação dos radares, localização e velocidade média. Afirmou, ainda, que o intuito da Prefeitura “não será a arrecadação, mas a educação no trânsito”.

Por essa razão, destacou que a Prefeitura promove até esta quarta-feira, 25, atividades dentro da Semana Municipal de Trânsito. A programação incluiu palestras em escolas municipais – ao longo da semana – e um simulado de acidente, no sábado.

“Esses eventos são importantes para que a população veja que o município e a região têm esses equipamentos de atendimento e, também, que é importante se conscientizar sobre o perigo que as pessoas correm no trânsito”.

Vicentão afirmou que o objetivo da Prefeitura é destacar que, “quanto mais segurança os motoristas proporcionam a eles mesmos, mais vidas podem ser salvas no trânsito”.

“Essa campanha é educativa. Nosso objetivo é investir mais em educação no trânsito”, falou. “O governo do Manu quer continuar a fazer mudanças importantes no trânsito da cidade”, adicionou.

O vice-prefeito sustentou que o Demutt (Departamento Municipal de Trânsito e Transportes) está mudando o trânsito para beneficiar todos os usuários “e não apenas um grupo”. Pediu compreensão da população e alegou que a prioridade é visar à fluidez e segurança dos motoristas e dos pedestres.

Para garantir que as alterações sigam processo transparente, Vicentão afirmou que a Prefeitura encaminhou ao MP (Ministério Público) todas as planilhas das alterações já realizadas e a realizar.

Também disse que o Demutt está aberto a sugestões, críticas e opiniões da população sobre as mudanças.

Como forma de destacar a importância da adoção de medidas de segurança, a Prefeitura realizou um simulado de acidente. A atividade ficou a cargo de equipes dos bombeiros, Samu e CCR SPVias. A cena montada era de um atropelamento envolvendo um carro e uma bicicleta, resultando em três vítimas.

Além de participar da atividade, os bombeiros montaram um estande na Praça da Matriz. No espaço, expuseram materiais e equipamentos usados no dia a dia.

A corporação também esclareceu dúvidas da população sobre engasgamento e desmaio e deu orientações sobre como proceder em casos de socorro.