Prefeita anuncia titulares de 11 secretarias

Da reportagem

A prefeita Maria José Vieira de Camargo – diplomada pela Justiça Eleitoral na sexta-feira, 18, para assumir o segundo mandato – anunciou na quarta-feira, 23, o novo secretariado para a gestão 2021/2024.

A posse dos novos secretários será no dia 4 de janeiro, segunda-feira, às 10h, no paço municipal. Nesse dia, haverá a primeira reunião do secretariado, na qual serão definidas as primeiras ações para 2021.

Conforme divulgado pela assessoria de comunicação do Executivo, o número de secretarias será mantido, porém com nova configuração. Além disso, cinco pastas terão novos secretários a partir do próximo ano.

A Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, administrada pelo coronel da Polícia Militar Miguel Ângelo de Campos, e a Secretaria de Mobilidade Urbana e Transportes, que tem como titular o ex-delegado José Roberto Xavier da Silva, serão unidas na Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, com Campos como secretário.

A atual Secretaria de Governo e Negócios Jurídicos – que tem como titular o advogado Renato Pereira de Camargo – será dividida entre Secretaria de Governo e Secretaria de Administração e Negócios Jurídicos, nesta mantendo-se o secretário.

Outra novidade administrativa é que a área de trabalho será incorporada à Secretaria de Planejamento e Gestão Pública, que passará a ser intitulada Secretaria de Planejamento, Trabalho e Gestão Pública.

O titular nomeado para pasta é o ex-prefeito de Itapetininga e engenheiro Ricardo Barbará da Costa Lima. A atual secretária, a advogada Juliana Rosseto Leomil Mantovani, deixará a pasta para assumir a Secretaria da Fazenda e Finanças (atualmente gerida por Walter dos Santos Júnior).

Já a atual Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social permanece com o titular Alessandro Bosso, contudo, passará a ser chamada de Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.

Na composição do secretariado, a prefeita ainda definiu o vice-prefeito eleito, professor Miguel Lopes Cardoso Júnior, para ocupar a Secretaria da Educação, cargo já exercido por ele na primeira gestão. Ele substituirá a atual titular, professora Marisa Mendes Fiusa Kodaira.

A Secretária de Governo, pasta ocupada anteriormente pelo ex-prefeito e atual assessor parlamentar Luiz Gonzaga Vieira de Camargo e extinta em 2019, voltará a fazer parte da gestão, tendo como titular o atual vice-prefeito Luiz Paulo Ribeiro da Silva.

Outra substituição no secretariado ocorre na Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, da qual o atual secretário, Célio José Valdrighi, passará a titularidade ao professor e ativista ambiental José Hélio de Oliveira Júnior.

Completam o quadro de secretários: Tirza Luiza de Melo Meira Martins, Marco Luís Rezende e Cassiano Sinisgalli, mantidos, respectivamente, nas secretarias: da Saúde; de Obras e Infraestrutura; e do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude.

Outros postos

A prefeita ainda definiu que o jornalista Christian Pereira de Camargo permanecerá como chefe de gabinete e o advogado Rosan Paes de Camargo, como presidente do Instituto TatuíPrev (previdência municipal).

Outra novidade na próxima gestão é a nomeação da empresária Alessandra Vieira de Camargo Teles (filha da prefeita e do ex-prefeito Gonzaga) como presidente do Fusstat (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí), substituindo Sônia Maria Ribeiro da Silva. O cargo é voluntário, não remunerado.

Para a nova gestão, também haverá mudanças na Santa Casa de Misericórdia. Por meio do decreto 20.857, publicado em 10 de dezembro, a prefeita Maria José nomeou Yrisviviane Tavares Gonsalves Silva como interventora do hospital – sob intervenção desde 2017.

Yrisviviane assumiu a posição ocupada anteriormente pela funcionária pública Márcia Aparecida Giriboni de Souza. A titular havia sido designada, também pela prefeita, para

conduzir os trabalhos na Santa Casa.

Conheça os secretários

Governo

Luiz Paulo Ribeiro da Silva é advogado, com pós-graduação em gestão de negócios. Foi eleito vice-prefeito para a gestão 2017 a 2020 e trabalhou como auditor tributário na cidade de São Paulo antes de assumir a Secretaria da Fazenda e Finanças de Tatuí, na gestão do ex-prefeito Gonzaga (2005/2012).

Em 2013, também foi secretário de administração e finanças de Itapetininga, na gestão do ex-prefeito Luis Di Fiori.

Administração e Negócios Jurídicos

Renato Pereira de Camargo é advogado e secretário de Governo e Negócios Jurídicos na primeira gestão da prefeita. Trabalhou na Câmara Municipal nas funções de assistente parlamentar, assistente técnico legislativo e diretor jurídico.

Também atuou como diretor jurídico da Câmara de Quadra, presidente da Comissão de Política e Direito Eleitoral da OAB/SP – 26ª Subsecção de Tatuí e conselheiro municipal de saúde nos períodos de 2008 a 2010 e 2011 a 2013.

Planejamento, Trabalho e Gestão Pública

Ricardo Barbará da Costa Lima é engenheiro civil. Foi prefeito de Itapetininga por dois mandatos: 1993/1996 e 2001/2004; assessor parlamentar do deputado federal Antonio Carlos Pannunzio (2006/2007) e secretário de habitação da prefeitura de Sorocaba, na gestão do ex-prefeito Vitor Lippi (2009).

Também trabalhou na Construtora Tardelli, Ellenco Construções, na Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A) e como assessor de diretoria na Sabesp, em 2007 e 2008, e na Sabesp/DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), entre 2011 a 2014.

Fazenda e Finanças

Juliana Rosseto Leomil Mantovani é advogada e atua como secretária de Planejamento e Gestão Pública na primeira gestão da prefeita. Foi secretária de Planejamento e Desenvolvimento Econômico e Fazenda e Finanças em 2012, na gestão Gonzaga, e secretária de planejamento da prefeitura de Itapetininga na gestão do ex-prefeito Luis Di Fiori (2013/2015).

Também é coordenadora do PDUI (Plano Desenvolvimento Urbano Integrado) da RMS – Região Metropolitana de Sorocaba (2019/2020).

Saúde

Tirza Luiza de Melo Meira Martins é enfermeira e servidora pública municipal. Atua como secretária da Saúde na gestão da prefeita e foi diretora do Núcleo de Gestão Estratégica em Saúde (2019), coordenadora da Atenção Básica (2013/2014) e coordenadora da Estratégia da Saúde da Família (ESF) e Núcleo de Educação Permanente e Humanização (NEPH) (2011/2012), da prefeitura.

Também trabalhou na Axismed – Gestão Preventiva de Saúde, na cidade de São Paulo (2006/2011), e no Hospital Saint Paul, em São Paulo (2005/2007).

Educação

Miguel Lopes Cardoso Júnior é professor de educação física com especialização em treinamento desportivo e psicopedagogia. Foi eleito vice-prefeito para a gestão 2021/2024 e atua como vereador na gestão 2017/2020.

Trabalhou como secretário da Educação na primeira gestão da prefeita. Também é servidor público municipal e atuou como professor coordenador do PAF (Programa Atlético do Futuro) do Sesi Tatuí, entre 1992 e 2009, coordenador pedagógico e professor do Colégio Anglo Tatuí, entre 2009 e 2013, e secretário de esportes da prefeitura, entre 2013 a 2016.

Segurança Pública e Mobilidade Urbana

Miguel Ângelo de Campos é bacharel em direito e pós-graduado em ciências políticas pelo Centro de Aperfeiçoamento da Polícia Militar do estado de São Paulo, coronel da reserva da PM e secretário da Segurança Pública e Cidadania na primeira gestão da prefeita.

Foi comandante do 15º Grupamento de Bombeiros em Sorocaba, coordenador regional da Defesa Civil na região de Sorocaba e comandante interino do 18º Grupamento de Bombeiros em Barueri.

Obras e Infraestrutura

Marco Luis Rezende é mecânico de carro/caminhão e máquinas pesadas. Atua como secretário municipal de Obras e Infraestrutura e, na gestão do ex-prefeito Gonzaga (2005/2012), trabalhou na Secretaria da Agricultura, na manutenção das estradas rurais.

Também trabalhou no Campo de Provas da Ford, foi presidente da Associação dos Produtores Rurais de Tatuí e, como produtor rural, trabalhou com avicultura, gado de corte e leite.

Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude

Cassiano Sinisgalli é turismólogo e atua como secretário municipal da Cultura, Turismo, Lazer e Juventude. Integrou o Comtur (Conselho Municipal de Turismo), o Condephat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico de Tatuí), o Comujuta (Conselho Municipal da Juventude de Tatuí), o Conselho Municipal de Políticas Culturais e liderou o processo de criação da Microrregião Raízes do Interior Paulista.

Assistência e Desenvolvimento Social

Alessandro Bosso é assistente social, bacharel em direito pela Fundação Karnig Bazarian, de Itapetininga, e secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social.

Também é servidor público municipal, no cargo de assistente social desde 2012, tendo atuado como presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, na gestão 2014/2015, gestor e diretor municipal de assistência social, de 2014 a 2017.

Agricultura e Meio Ambiente

José Hélio de Oliveira Júnior é professor, graduado em história, geografia, teologia e filosofia, tecnólogo em logística e segurança do trabalho. Atua como ativista ambiental e deu assessoria autônoma para as empresas: Guardian do Brasil, de Tatuí; Proactiva Meio Ambiente do Brasil, de Iperó; e Hubell Power System/Delmar, de Tatuí, entre outras.

Ministrou aulas no Colégio Presbiteriano Mackenzie, Escola Estadual “Professora Semíramis Turelli Azevedo”, Etec “Sales Gomes” e Escola Técnica “Dr. Gualter Nunes”.

Chefe de Gabinete

Christian Pereira de Camargo é jornalista, tecnólogo em marketing e atua como chefe de gabinete. Foi assessor de imprensa do Conservatório de Tatuí, na gestão do maestro Antonio Carlos Neves Campos; assistente de gabinete na prefeitura, entre os anos de 1993 e 2003; diretor de comunicação na gestão do ex-prefeito Gonzaga (2005/2012); diretor de jornalismo da Central de Rádio (2013/2015); e secretário parlamentar dos deputados federais Bruno Covas e Samuel Moreira (2016).

Fusstat

Alessandra Vieira de Camargo Teles é empresária e filha da prefeita. Católica, é seguidora da Obra de Maria, do Movimento dos Focolares, que prega a “unidade e o diálogo na política”.

Atuou como conselheira voluntária do Fusstat, de 2009 a 2012 e de 2017 a 2020 – neste último, também como idealizadora e coordenadora dos projetos “Abrace Tatuí” e “Abrace a Santa Casa”, de onde surgiram os projetos “Adote um Quarto” e “Adote o Centro Cirúrgico” e pelo qual se reativou a Capela Sagrada Família, pertencente à Santa Casa.

TatuíPrev

Rosan Paes Camargo Filho é advogado e diretor presidente do TatuíPrev, desde 2019. Também é servidor público municipal desde 2007, tendo trabalhado no departamento de recursos humanos.

Foi diretor de benefícios do TatuíPrev, nos períodos de 2010 a 2012 e de 2017 a 2019. Tem no currículo os cursos de aperfeiçoamento em direito previdenciário, direito constitucional, de gestão pública e de cálculo atuarial.

Santa Casa

Yrisviviane Tavares Gonsalves Silva é bacharel em direito e cursa pós-graduação em direito administrativo. Trabalhou como assessora executiva na prefeitura de Condeúba (BA), onde também ocupou o cargo de coordenadora da Secretaria da Saúde.

Desde 2007, é da diretoria da assistência social da Igreja Adventista do 7ª Dia. Também atua como diretora executiva da prefeitura de Tatuí, desde junho de 2020, e tem os cursos: PLP (promotoras legais populares), Justiça Restaurativa e “Personal Organizer Corporativo” (neurociência e inteligência emocional).