Pré-candidato í  OAB, Sergei Cobra visita a cidade para avaliação





Terça-feira, 29, o advogado e pré-candidato à presidência da OAB-SP Sergei Cobra Arbex visitou a cidade, onde se encontrou com lideranças da advocacia regional. Ele foi recepcionado pelo advogado Benedito Antonio Dias da Silva, Benê, ex-presidente da OAB local.

O pré-candidato está percorrendo São Paulo para divulgar as propostas da chapa que ele encabeçará. São 231 subseções da Ordem espalhadas pelo Estado. A eleição acontece em novembro.

Sergei afirmou que, embora o período eleitoral não tenha começado, o projeto eleitoral dele vem se desenvolvendo há um tempo com várias lideranças e pessoas que “querem uma OAB diferente”.

Para ele, os encontros permitem discutir temas comuns às subseções. “Todos nós que pensamos da mesma maneira propomos esse debate para falar sobre uma nova entidade, uma nova visão de prerrogativas”, iniciou.

“Tenho mais de 20 anos de militância, sei muito bem o que significa o desrespeito aos advogados. É quando nos reunimos para debater o futuro da nossa profissão”, acrescentou.

Sergei se propõe a “oferecer um novo fôlego à OAB para valorizar o trabalho dos advogados e a imagem da classe perante a sociedade”. Também defende que a entidade “volte a estar no centro das discussões de temas importantes do Brasil e do Estado de São Paulo”.

Para Sergei, a entidade “perdeu protagonismo” e a função de advogar. “Não existe a participação da OAB na defesa do Estado de direito, que tem tudo a ver com o direito de defesa que o advogado faz”, destacou.

Para Sergei, esses dois vértices compõem a estrutura de uma ordem que é necessária para a democracia do Brasil. “Eu não vejo isso acontecer, ninguém vê, por isso, essa seria a estrutura de classe que deveria existir”, afirmou.

Na defesa dos direitos dos advogados, ele afirma “não temer nada, nem ninguém”.

Apesar das críticas à atual gestão da OAB, o advogado não se considera oposição. “Eu sou um entusiasta da Ordem. Defendo a instituição sem me opor a ninguém que está lá. Mas, eu me coloco à disposição e sou favorável a um projeto diferente”.

Entre as propostas apontadas por Sergei, estão a assistência jurídica gratuita feita por advogados que atendem ao convênio entre a OAB-SP e o governo do Estado.

Ele propõe, ainda, que o Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania), criado pelo Tribunal de Justiça, dispense a presença do advogado.

Sergei questiona a implementação do processo digital de todas as peças processuais feita pelo Tribunal de Justiça. Segundo ele, a mudança foi responsável pelo fechamento de muitos escritórios de advocacia.

O advogado afirma que a classe é constantemente desrespeitada em suas prerrogativas por juízes, promotores, defensores e servidores públicos. Ele diz defender maior autonomia e independência financeira e administrativa das subseções.

A pré-candidata à subseção de Tatuí Benedita Aparecida Leite da Mota destacou o papel da seccional de Tatuí na região.

No projeto elaborado por Sergei, ainda constam propostas de agilidade da Justiça e fortalecimento do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).