O prazo de inscrições para matrículas ao ano letivo de 2020 nas escolas estaduais de São Paulo vai até a próxima quinta-feira, 31. Para efetuar a inscrição, os responsáveis pelos estudantes com menos de 18 anos devem procurar a escola ou os postos do Poupatempo e apresentar RG (ou certidão de nascimento) e comprovante de endereço.
Durante o mesmo período, também podem ser realizadas matrículas de pessoas que não concluíram os estudos na época correta e pretendem voltar a estudar.
Para isso, a Secretaria da Educação afirma que iniciou a campanha de “busca ativa com uma ampla divulgação e possibilidade de esclarecer dúvidas nos canais oficiais de comunicação”.
A educação de jovens e adultos (EJA) da rede estadual recebe alunos a partir de 15 anos para os anos finais do ensino fundamental e a partir de 18 anos para o ensino médio.
Atualmente, é ofertado em duas modalidades, a EJA de presença obrigatória, com mais de 190 mil alunos matriculados, e o Ceeja (Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos), com presença flexível e mais de 80 mil alunos.
Neste ano, pela primeira vez, as inscrições também poderão ser feitas pessoalmente nas unidades fixas do Poupatempo, mediante agendamento prévio. Para solicitar o serviço, é necessário acessar o portal (www.poupatempo.sp.gov.br), ou o aplicativo SP Serviços.
Na data e horário marcados, os interessados precisam levar, ao Poupatempo, o RG ou a certidão de nascimento, além do comprovante de endereço do estudante. Para os menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado pelo representante legal, devidamente identificado.
Concluída a inscrição nos postos, o cidadão receberá um comprovante de inscrição para acompanhamento. A partir do dia 28 de novembro, a secretaria disponibilizará o resultado da matrícula no site: https://sed.educacao.sp.gov.br/ConsultaPublica/Consulta e nas escolas públicas. Mais informações podem ser obtidas no site www.educacao.sp.gov.br.