Prazo de envio de ideias para ‘PDT’ termina na quinta-feira

A Prefeitura encerrará o prazo para envio de proposituras à revisão do PDT (Plano de Desenvolvimento Turístico de Tatuí) na próxima quinta-feira, 1º de novembro.

A revisão do documento corresponde a uma das principais exigências aos MITs (municípios de interesse turístico do Estado de São Paulo).

Por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude e em conjunto com o Comtur (Conselho Municipal de Turismo de Tatuí), a Prefeitura promove a atualização do PDT.

Por sua vez, o plano tem como objetivo definir as principais diretrizes, programas e projetos “visando aprimorar e fomentar o desenvolvimento do turismo local”.

As primeiras tratativas do planejamento que definirá as ações futuras do setor foram abordadas em audiência pública ocorrida durante a reunião mensal do Comtur, dia 2, no Centro Cultural.

O encontro reuniu o secretário municipal do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli, o presidente e vice-presidente do Comtur, Wagner Eduardo Graziano e César Augusto Araújo, respectivamente.

A audiência ainda teve a presença de conselheiros do órgão, representantes de atividades comerciais e populares, que puderam conhecer as propostas iniciais do PDT.

Na reunião, Sinisgalli assegurou que a audiência pública era muito importante para que o Executivo, empreendedores e a população pudessem atuar juntos. Ele sustentou que o diálogo deve servir para fortalecer o turismo local.

“É o momento em que o interesse pelo turismo está crescendo, não apenas em Tatuí, mas em todo o estado de São Paulo. A audiência tem de ser um instrumento de diálogo na busca de soluções para as demandas do segmento turístico local”, declarou.

Graziano ressaltou que “o PDT vai criar diretrizes para serem seguidas por todo o ‘trade’ turístico em Tatuí, para aprimorar, fomentar e fortalecer o desenvolvimento do setor”.

Segundo o presidente do Comtur, o planejamento deve aumentar a visibilidade do município, atraindo turistas e investimentos do setor público e da iniciativa privada.

Na ocasião, os responsáveis pela elaboração do primeiro e atual PDT, idealizado em 2015, os turismólogos do Departamento Municipal de Cultura e Desenvolvimento Turístico, Rafael Halcsik Coutinho e Jean Vinicios Sebastião, fizeram a apresentação das proposituras iniciais do novo planejamento.

Coutinho salientou que a revisão do plano é obrigatória a cada três anos e que o documento atual permanece vigente até o término deste ano. Segundo ele, a realização da retificação antecipada colocaria Tatuí à frente de outras cidades.

O principal objetivo do novo PDT é que, em um futuro ranqueamento, Tatuí deixe de ser MIT e seja elevada a estância turística.

Na apresentação, Sebastião apontou que o PDT é quem norteia as ações do Comtur e do Departamento Municipal de Cultura e Desenvolvimento Turístico. Ele apresentou as estratégias iniciais do novo planejamento, classificando-as em “essencial”, “importante” e “desejável”.

Conforme Sebastião, as estratégias essenciais visam à manutenção do Comtur, a melhora da sinalização turística do município e a adequação da infraestrutura local.

O turismólogo frisou que, entre procedimentos fundamentais, há a implementação de materiais e guias turísticos e um projeto de tematização visual da cidade, com mais conotação à música e aos doces caseiros.

A capacitação da mão de obra turística também é considerada essencial, segundo Sebastião. Ele citou cursos que a Prefeitura realiza em conjunto com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e o programa “Qualifica Jovem”.

A criação de um fundo municipal de turismo, a elaboração e divulgação de roteiros turísticos, a fomentação do artesanato local e o incentivo a empreendimentos figuram entre as estratégias importantes.

O profissional de turismo ainda falou sobre a realização do Carnaval, “para resgatar a cultura local”, e da Feira do Doce, considerada um dos eventos turísticos mais importantes de Tatuí.

No terceiro núcleo, composto pelas estratégias classificadas como desejáveis, estão previstas: as realizações das festas de São Jorge e do Bemfica, um festival de comida de boteco, apoio na confecção dos tapetes no feriado de Corpus Christi e demais atividades que possam incentivar a vinda de turistas.

Sebastião sustentou que “a missão do novo PDT é desenvolver o turismo municipal, buscando a valorização da cultura e a preservação do patrimônio histórico”.

“O PDT deve conscientizar a população de que o turismo é importante para a economia e também para a geração de renda e empregos no município”, assegurou.

O PDT atual está disponível no site da Prefeitura (www.tatui.sp.gov.br). Os interessados em contribuir com a revisão do documento devem enviar ideias e sugestões por o e-mail (turismo@tatui.sp.gov.br).

Conforme Sinisgalli, as proposituras serão repassadas ao Comtur na próxima reunião, prevista para o dia 6 de novembro. Segundo ele, os conselheiros devem estipular um prazo para análise dessas propostas.