Praça Matriz recebe nova apresentação de Itapetininga

1000

No sábado, 4, às 11h, na Praça da Matriz, a Banda Municipal de Itapetininga “Maestro Edil Lisboa”, se apresentará pela segunda vez no projeto “Música na Praça”, sob a regência do maestro Gerson de Ramos.

A banda retorna ao projeto após o sucesso de sua apresentação no primeiro semestre deste ano. No repertório, os 16 músicos que integram a banda da cidade vizinha tocarão dobrados, valsas, clássicos do cancioneiro popular, temas de filmes e músicas internacionais.

Criada por lei em 1o de julho de 1992, a Banda Municipal de Itapetininga teve como primeiro maestro Laelson Cardoso do Amaral, que organizou a corporação nos moldes tradicionais, com peças como dobrados, marchas militares e valsas. Ele permaneceu no cargo até o fim de 1996.

Depois, assumiu Joani de Oliveira, promovendo a diversificação e modernização do repertório, o que possibilitou, no ano 2000, a classificação em terceiro lugar no Estado de São Paulo, em sua categoria, em concurso promovido pela Secretaria de Estado da Cultura.

Em dezembro de 2004, foi agraciada pela Câmara de Vereadores de Itapetininga com a Medalha de Honra ao Mérito “Dr. Júlio Prestes de Albuquerque”.

Atualmente, o maestro é Gerson de Ramos, músico, arranjador e saxofonista formado pelo Conservatório de Tatuí. Ele trabalhou durante muitos anos com o maestro Antônio Carlos Neves Campos, na época diretor da escola.

O maestro vem conduzindo a banda com um repertório moderno mesclado o tradicional de banda de coreto, despertando nos músicos o lado pedagógico-artístico para “sempre manter a qualidade”.