Praça da Santa receberá decoração e toda programação de Natal 2013

263
Publicidade





Cristiano Mota

Praça passará por limpeza e repintura para receber decorações e apresentações artísticas de fim de ano

 

Guirlandas, sinos e papais noéis são alguns dos itens que passarão a enfeitar a praça Martinho Guedes, a conhecida praça da Santa, no mês que vem. O Departamento Municipal de Cultura e Desenvolvimento Turístico quer transformar o local em um dos mais movimentados da cidade neste fim do ano.

A intenção faz parte do projeto “Vila de Natal” que está sendo costurado pelo Executivo, por meio da Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Turismo e Fundo Social de Solidariedade. A pasta entra com elaboração da agenda cultural e, o fundo, com os enfeites preparados por alunos dos cursos de capacitação.

Publicidade

Segundo adiantou o diretor do departamento, Jorge Rizek, além dos objetos natalinos, a praça vai concentrar toda a programação cultural de Natal. As atrações ainda não estão definidas, mas elas devem incluir shows musicais durante todos os dias da semana e atividades extras aos sábados e domingos.

A “Vila de Natal” começou a ser idealizada pela Prefeitura no final do mês passado. Ela deverá ser aberta, no entanto, somente no dia 9, após os festejos programados pela Igreja Católica – em parceria com o Executivo – para celebrar o Dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do município.

Conforme Rizek, a festa da padroeira terá programação interna e externa. Elas incluem missas, a serem celebradas por párocos e com presença do bispo da Diocese de Itapetininga, dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, e shows.

A festa em comemoração ao dia da santa padroeira está prevista para os dias 2, 3, 4 e 5. Na primeira segunda-feira do mês, haverá apresentação da Orquestra de Cordas Juvenil do Conservatório de Tatuí; na terça, da Camerata Corelli; na quarta, a Orquestra de Cordas Juvenil do Conservatório volta a se apresentar; e, na quinta, será a vez da Camerata Les Ensembles. Os shows serão realizados sempre a partir das 21h, após as celebrações.

A programação é inicial e ainda não está finalizada. Rizek informou, ainda, que o objetivo da Prefeitura é promover um evento de comemoração do Natal único e com decoração e iluminação produzidas exclusivamente por “mãos tatuianas”.

“Tudo será feito com material produzido nas oficinas de decoração que foram criadas pelo Fundo Social especialmente para esta finalidade”, comentou.

O diretor do departamento disse, também, que as atrações musicais devem ser definidas hoje, quarta-feira, 6. Os shows acontecerão sempre a partir das 19h e incluem corais de escolas, igrejas, associações e clubes independentes. “São entidades que, normalmente, realizam trabalho musical e que vêm trazer esse trabalho para ser apresentado aos tatuianos”, afirmou.

A decoração da praça será realizada com objetos que incluem figuras natalinas, como Papai Noel, árvores de Natal, soldados de chumbo, entre outras. Os enfeites serão distribuídos nos canteiros do espaço público que passará por limpeza e por repintura nos próximos dias. O intuito é de que o local seja revitalizado.

De acordo com Rizek, a “Vila de Natal” representa o primeiro passo no projeto de recuperação da praça. A Prefeitura deve anunciar a revitalização nos próximos dias e programa transformar os espaços da área, com novo paisagismo.

O pinheirão também passará por tratamento e receberá decoração. A previsão é que a inauguração da iluminação aconteça no dia 9 de dezembro. “Eu gostaria de fazer o evento no dia 1º, mas estamos estudando”, comentou Rizek.

Segundo ele, todo o centro comercial do município também será iluminado. As decorações fazem parte de parceria entre a Prefeitura e a ACE (Associação Comercial e Empresarial) que está contribuindo com a programação.

Estão previstas, ainda, iluminações do chafariz da praça “Olívio Junqueira”, entre a Prefeitura e a Câmara Municipal, e das rotatórias situadas nas entradas de acesso do município, como das avenidas Salles Gomes e Vice-prefeito Pompeo Reali. A rotatória do Conservatório, perto da rodoviária municipal “Pedro de Campos Camargo”, deverá receber luzes decorativas.

O departamento estuda, ainda, montar uma árvore de Natal iluminada na Praça da Matriz. O espaço deixa de receber a programação natalina, abrigando a festa da padroeira e o evento de Natal promovido pela Prefeitura em parceria com emissora de televisão. Este, acontecerá em 12 de dezembro.

“Ainda temos muitas novidades, que dependem de confirmação para serem divulgadas”, declarou Rizek. O diretor antecipou que devem ser mantidos o “Bazar de Natal” e as vendas de produtos culinários do Fundo Social no Café Cultural.

Essas atrações serão realizadas no Centro Cultural Municipal, que fica à praça Martinho Guedes, 12, no centro. Todas as atrações terão entrada gratuita.


Publicidade