Praça da Música em Tatuí recebe o plantio de cem mudas de árvores

Local no Jd. Sta. Rita de Cássia integra etapas de projeto de revitalização

Cerca de 40 alunos da “Magaly Azambuja de Toledo” participaram (Foto: AI Prefeitura)
Da redação

Na semana anterior, entre os dias 11 e 14, a Praça da Música em Tatuí, situada na entrada do Jardim Santa Rita de Cássia, recebeu o plantio de mais de cem mudas de espécies florestais nativas e frutíferas.

A ação fez parte de uma das etapas do projeto de revitalização do local, viabilizado pela prefeitura por meio da parceria entre as Secretarias de Agricultura, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal e de Fazenda, Finanças, Planejamento e Trabalho.

Para o secretário da Agricultura, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, Danilo Floriano, “parcerias como esta são de fundamental importância, pois possibilitam a união de recursos, de conhecimentos e de capacidades que fomentam o desenvolvimento de projetos, gerando benefícios à população”.

A Praça da Música teve a flora enriquecida com uma diversidade de 21 espécies. Além das espécies já existentes, foram plantadas mais 103 mudas de árvores de espécies nativas e frutíferas da flora brasileira, dentre elas, Ipês nas cores rosa, roxa, amarela e branca; oiti; paineira-rosa; sibipiruna; pau-ferro e pau-brasil.

Na ocasião, cerca de 40 alunos do 4° ano da Emef “Profª. Magaly Azambuja de Toledo”, junto com seus professores, auxiliaram as equipes no plantio.

“As ações de educação ambiental que envolvem o plantio de mudas são uma estratégia pedagógica que desperta o pensamento crítico e reflexivo dos estudantes, fazendo com que eles tenham oportunidade de contato com a natureza e que compreendam o papel da sociedade na natureza e as consequências que a mesma provoca ao meio ambiente”, declarou a responsável pela equipe de planejamento e educação ambiental do Departamento de Meio Ambiente da prefeitura, Daiane Bueno.

De acordo com a arquiteta da prefeitura Natalia Jacomino – que elaborou o projeto de revitalização da praça -, “a arborização visa unir questões ambientais e estéticas”.

“Para tal, foram escolhidas diferentes espécies intercaladas entre si, buscando contribuir com uma maior diversidade da flora e proporcionar uma experiência mais rica para os moradores ao caminharem no local”, complementou ela.

A entrada da praça pela avenida Teófilo de Andrade Gama foi “pensada como um cartão de chegada ao bairro, com uma longa linha de ipês coloridos (rosa, branco, roxo e amarelo) que, com os seus diferentes períodos de floração, trarão dinâmica e cor à paisagem”, aponta a assessoria de comunicação da prefeitura.

“As linhas de árvores já existentes no entorno da praça tiveram os pontos sem vegetação com novo plantio, visando um caminhar sombreado e confortável para o pedestre”, segue o serviço municipal.

Novas linhas de árvores também foram criadas no interior da praça “para garantir mais conforto para a população nos momentos de lazer e de atividade física”.

“Uma inovação foi a escolha de espécies frutíferas para a implantação de um pomar, sendo o primeiro pomar planejado nas praças do município”, reforça a assessoria.

“Essa é uma novidade no paisagismo, já que a arborização, além de confortável e bela, pode ser usada nos espaços urbanos para produzir alimentos. A escolha também teve um caráter educacional ao reaproximar as crianças das plantas, mostrando de onde vem os alimentos”, ainda conforme o serviço de comunicação.

Daiane reforçou que as áreas verdes urbanas “desempenham um papel importante na melhora das condições de vida das cidades e seus benefícios são diversos, indo muito além da valorização visual e ornamental”.

“Elas possuem a importante função de reduzir efeitos da poluição e dos ruídos, agem diretamente na redução da temperatura e na velocidade dos ventos, além de influenciarem no balanço hídrico e servirem de abrigo a diversos animais, sem contar os benefícios estéticos e psicológicos, que refletem no bem-estar das pessoas”, finalizou a responsável pela equipe de planejamento e educação ambiental da prefeitura.

Conforme informado pela arquiteta Natalia, além da arborização, o projeto de revitalização da Praça da Música contemplará a troca da iluminação, a alocação de novos bancos e a implantação de 12 brinquedos e 16 aparelhos de ginástica ao ar livre, incluindo equipamentos PNE, para pessoas portadoras de necessidades especiais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui