Da reportagem
O Poupatempo de Tatuí, localizado na avenida Cel. Firmo Vieira de Camargo, 135, centro está oferecendo kits para arrecadação de mechas de cabelos a serem destinadas a pacientes que lutam contra o câncer.
O kit conta com orientações de como a pessoa deve proceder em todas as etapas do processo, desde o corte até a entrega das mechas. A iniciativa começou a ser realizada na semana passada, em conjunto com os outros 71 postos do estado, sem data para terminar.
Conforme a assessoria de comunicação do Poupatempo, a ação é uma parceria com o Fundo Social de São Paulo e tem como objetivo alertar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero.
Entre os anos de 2015 e 2018, a Prodesp (empresa de tecnologia do governo), com apoio de todos os cidadãos que usam os serviços do Poupatempo, doou mais de 3.000 mechas de cabelo a hospitais que tratam de pessoas com câncer.
Para o diretor administrativo-financeiro da Prodesp, Murilo Macedo, “a campanha é um estímulo à solidariedade”. “Esse movimento de arrecadação de cabelos é um belo gesto de amor e carinho para aumentar a autoestima das pessoas que estão em tratamento de câncer”, destacou Macedo.
A O Progresso, a assessoria do órgão ressaltou que qualquer pessoa pode ser doadora e colaborar com a ação de “generosidade e amor”. “E o melhor: não importa o tipo de cabelo. Pode ser encaracolado, liso, crespo, loiro, preto, ruivo, grisalho, com ou sem química. E os homens também podem participar dessa campanha”.
Antes de fazer a doação, é necessário seguir algumas recomendações. A primeira delas é que o cabelo precisa estar lavado e totalmente seco. Outra dica é prender os fios com um elástico antes do corte, para ajudar a demarcar o tamanho.
Só são aceitas mechas com comprimento mínimo de 15 centímetros. Após o corte, basta colocar a mecha no saco plástico do kit, preencher a etiqueta de identificação com os dados cadastrais e entregar no Poupatempo.
“A pessoa pode pegar o kit na unidade e, depois, levar com a mecha de cabelo dentro do saquinho. Mas nada impede que o doador vá à unidade com a mecha em mãos. Aí, é só chegar no posto do Poupatempo e preencher a ficha de identificação”, explicou a assessoria do órgão.
Todo o material arrecadado será encaminhado ao Fussp para ser transformado em perucas. Antes de serem doadas e implantadas nas pacientes, as mechas são tratadas e transformadas pelos cabeleireiros da Escola de Beleza, Estética e Bem-Estar do Fussp.
Cada peruca possui cerca de quatro mechas para ser confeccionada. A intenção é que cada prótese capilar seja tratada para que tenha as mesmas características do cabelo natural das pacientes.
Desta vez, a iniciativa beneficiará pacientes do Instituto do Câncer, do estado de São Paulo, complexo tido como o maior e mais importante centro de atendimento médico e hospitalar público de oncologia da América Latina.
Também conhecido pela sigla Icesp, a unidade, localizada na região central da capital, integra o complexo do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), uma autarquia especial vinculada ao governo do estado de São Paulo e que, inicialmente, foi projetada para abrigar um centro médico dedicado à saúde da mulher.
Com o aumento da incidência dos casos de câncer no Brasil, a exemplo do que ocorre em todo o mundo, o governo do Estado transformou-o em uma unidade voltada exclusivamente à oncologia.
O início das atividades aconteceu em 2008, como organização social de saúde (OSS), por meio de uma parceria firmada entre a Fundação Faculdade de Medicina, a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e a Secretaria do Estado da Saúde.
Atualmente, são mais de 45 mil pacientes em tratamento na unidade, sendo 55% compostos pelo público feminino.