Posto meteorológico da ‘Estação’ vai ser substituí­do em 2016





Sem posto meteorológico desde 2014, a UPD (Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento) de Tatuí deverá ganhar, até o final do ano, uma nova estação de medição automatizada. A informação é do chefe de seção técnica, Marcelo Ticelli.

Segundo o pesquisador, o funcionário que fazia as anotações sobre temperaturas mínimas e máximas, quantidade de chuva e velocidade do vento, aposentou-se no final de 2014. Desde então, a UPD ficou sem empregado para desempenhar a função.

“Hoje, não temos medição por causa da falta de pessoal. Esse posto é bem antigo, os equipamentos ficaram velhos e estão sem peças de reposição”, afirmou.

O investimento na unidade automatizada será realizado pelo Ciiagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas), ligado ao IAC (Instituto Agronômico de Campinas).

O valor do investimento não foi revelado, entretanto, a equipe da UPD já delimitou o local onde serão instalados os equipamentos novos. A estação nova ficará a aproximadamente 20 metros da antiga.

“Como é tudo automático, ninguém precisa fazer leituras, pois o equipamento estará conectado à rede de computadores. Todos poderão acessar a temperatura máxima, o quanto choveu e a velocidade do vento”, explicou.

A manutenção dos novos equipamentos a serem instalados ficará a cargo da equipe do Ciiagro. O posto local fazia medições diárias desde a década de 1970, entretanto, alguns cadernos com anotações dos anos 1950 foram encontrados na antiga estação.

“Muita gente vinha buscar dados aqui quando aconteciam intempéries, saber a velocidade de vento, volume de chuvas. E não temos mais esse serviço. Em breve, espero que possamos voltar a dar essas informações”, disse Ticelli.

O pesquisador esclareceu que as informações meteorológicas são importantes para os agricultores planejarem o plantio e a colheita nas lavouras, além de servirem como prova documental no caso de prejuízo de safra devido às intempéries.