Da reportagem
Nesta quarta-feira, 1º, em sessão solene na Câmara Municipal, os 17 vereadores que venceram as eleições no dia 6 de outubro do ano passado tomaram posse para a 19ª Legislatura de Tatuí, marcada pelo aumento da presença de mulheres.
Para o quadriênio 2025-2028, cinco mulheres foram eleitas para a Câmara Municipal, um aumento de 25% em comparação ao pleito de 2020, que contou com quatro mulheres eleitas. Entre essas, Débora Cristina Machado de Camargo renunciou ao mandato antes de término.
Das cinco vereadoras eleitas em 2024, três conquistaram a reeleição: Cintia Yamamoto Soares (PP), com 1.841 votos; Micheli Cristina Tosta Gibin Vaz (PSD), com 1.326; e Gabriela Xavier Mendes Coito (Podemos), com 1.023.
Rosana Nochele Pontes Pereira (PSD), com 1.345 votos, retornou ao Legislativo, enquanto Elaine Leite de Camargo Miranda (PL), com 852 votos, estreou como vereadora.
Os outros 12 vereadores eleitos incluem: João Éder Alves Miguel (União), o mais votado, com 2.025 votos; Renan Cortez (MDB), com 1.740; Maurício Couto (PP), com 1.386; Paulo Sérgio de Almeida Martins (PSD), com 1.222; e Márcio Antônio de Camargo (PP), com 908.
Também foram eleitos: João Francisco de Lima Filho (Solidariedade), com 874 votos; José Eduardo Morais Perbelini (Republicanos), com 801; Kelvin Joelmir de Morais (PT), com 1.453; Vade Manoel Ferreira (Republicanos), com 1.152; Alex Mota (União), com 852; Leandro de Camargo Barros, com 930; e Alexandre de Jesus Bossolan (PL), com 858.
Entre os homens, sete foram reeleitos: Alves Miguel, Cortez, Couto, Martins, Camargo, Lima Filho e Perbelini. Barros e Bossolan. Eles retornam à Câmara após o quadriênio 2020-2024.
Cíntia, a mais votada entre as mulheres, declarou que vê o aumento da representatividade feminina na política “com muita alegria”. “A presença de mais mulheres na Câmara é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, defendeu.
“Este ano, atingimos um recorde histórico de cadeiras ocupadas por mulheres: foram cinco eleitas. Espero que esse número continue crescendo a cada eleição, inspirando mais mulheres a participarem ativamente da política”, acrescentou ela.
A vereadora ainda comentou sobre a votação obtida para esta Legislatura: “Ser a mulher mais votada entre as eleitas é uma honra imensa e, ao mesmo tempo, uma grande responsabilidade, que assumo com compromisso e dedicação”.
“Esse resultado reflete a confiança que a população deposita no meu trabalho. E é por todos os cidadãos de bem da nossa cidade, especialmente os que mais precisam, que continuarei lutando”, afirmou.
Na cerimônia, que também empossou o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior (reportagem nesta edição), foi escolhida a mesa diretora deste biênio (2025-2026).
A votação foi iniciada com o cargo de segundo-secretário, seguido pelo primeiro-secretário, vice-presidente e presidente da Câmara. Para segundo-secretário, concorreram Gabriela e Couto, com ela sendo eleita com 11 votos a seis.
Já para primeiro-secretário, concorreram Micheli e Alves Miguel. A vereadora foi eleita também com 11 votos contra seis. A eleição para vice-presidente teve duas candidatas: Rosana e Cintia, com Rosana sendo eleita ainda por 11 votos contra seis. Por fim, foi realizada a eleição para presidente da Câmara. Cortez foi candidato único, sendo eleito por aclamação pelos vereadores.
O novo presidente cumprimentou a todos os presentes e agradeceu a confiança nele. “Que possamos ter um biênio de cumplicidade, com muito diálogo e, acima de tudo, respeito entre os pares e com a nossa população”, sustentou Cortez.
“Tenho mencionado nos últimos dias, muitas vezes, na Câmara Municipal e perante a população tatuiana, que não existe vereador mais ou menos votado, na mesa ou não estando na mesa”, reiterou.
“Nós temos um mandato homogêneo para servir a população, e é assim que espero que façamos, todos os 17 vereadores, não apenas no primeiro biênio, mas na totalidade do nosso mandato. E naquilo que Deus nos permitir”, acentuou o vereador.
“Desde já, fico à disposição de todos os vereadores e funcionários desta Casa de Leis, bem como do prefeito e do vice-prefeito. Muito obrigado a todos”, finalizou Cortez.
Rosana, escolhida vice-presidente, declarou estar muito feliz por ter voltado à Legislatura: “Não estava nos meus planos de me candidatar novamente, mas, a pedidos de muitos, acabei aceitando. E hoje, eleita, agradeço aos 1.345 eleitores que confiaram o voto em mim, e agradeço aos nobres vereadores pela confiança”.