O site da Prefeitura de Tatuí foi invadido por hackers nesta segunda-feira, 16. Os invasores colocaram uma mensagem contra corrupção e usaram uma foto do presidente Michel Temer para ilustrá-la.
O ataque aconteceu no início da tarde e os internautas, ao acessarem o domínio tatui.sp.gov.br, encontravam a imagem com o texto “Hackeada por D4RKR0N”. Às 15h, a página foi retirada do ar e retornou por volta das 16h45.
Segundo o responsável pelo Departamento de Tecnologia da Informação da Prefeitura, Rafael Passarinho, os invasores desfiguraram o portal do município. “O atacante utilizou um método de invasão chamado ‘SQL Injectiom’, que insere um código ambíguo na propriedade da tabela e obtém o usuário e senha do administrador do site”, explicou Passarinho.
Por ter os dados hospedados no servidor da empresa Localweb, as informações do sistema não foram afetadas. Vários sites também acabaram invadidos e o problema foi encontrado e solucionado.
Os hackers que supostamente invadiram o site local informaram, nas redes sociais, que também hackearam sites da prefeitura de Embu das Artes, no dia 15 de abril, e de Bragança Paulista, no dia 12 de abril, entre outros portais de serviços públicos.
A assessoria de comunicação da Prefeitura de Tatuí confirmou que o site fora invadido por hackers e que os serviços para a população acabaram indisponibilizados.
Segundo a nota, o Departamento de Tecnologia da Informação da Prefeitura retirou as imagens implantadas pelos hackers e trabalhou na normalização do sistema.
Ainda segundo a assessoria, não foram roubados dados e um boletim de ocorrência seria registrado. Na tarde desta terça-feira, 17, o site já se encontrava normalizado e com todos os recursos em funcionamento, como decretos, leis, portal da transparência e ouvidoria.
A Prefeitura informou que está trabalhando para migrar de plataforma e, em breve, um serviço de hospedagem mais amplo e seguro será instalado.