“Pontos MIS” promove neste sábado evento sobre cinema

Filme narra história de garoto com 10 anos (foto: AI Prefeitura)
Da redação

O Projeto Pontos MIS, do Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS), realiza neste sábado, 26, às 18h, o “Bate-Papo de Cinema” sobre o filme “Eu Não Digo Adeus, Digo até Logo”, de forma gratuita e com acessibilidade em Libras, no link https://bit.ly/3IyCqDL.

O filme de 2014 narra a história de Antônio, que tem 10 anos e mora no Córrego do Machado, uma pequena comunidade de estrada. “Tudo que ele sabe sobre sua história é que seu pai dirige um caminhão vermelho, e sua imaginação acompanha seu pai por onde ele for”, informa a produção do evento.

“Certo dia, Antônio vê o caminhão de seu pai passar pelo vilarejo, mas sua mãe nega que aquele possa ser seu pai; o menino talvez seja muito jovem para entender o que sua mãe está tentando dizer, mas ele é maduro o suficiente para ir em busca daquilo que acredita”, segue o informativo. Quem desejar, pode assistir ao filme pelo link https://bit.ly/3JGgvfd.

O bate-papo terá a participação de Giuliana Monteiro, roteirista e diretora, mestre em produção de filmes pela faculdade de Nova York “Tisch School of the Arts”, onde dirigiu e roteirizou diferentes projetos audiovisuais.

Nos últimos três anos, dirigiu e roteirizou seis projetos de curta-metragem: “Raízes” (experimental), “Margarete 6422” (documentário), “Stay” (ficção), “Felicidade” (ficção) e “Eu Não Digo Adeus, Digo até Logo” (ficção) – partindo de uma linguagem mais documental para ficção.

Caio Henrique da Silva também participará da ação. Ele, quando tinha 11 anos, foi escolhido entre 200 crianças para participar do filme como o protagonista, Antônio.

O filme foi o primeiro contato dele com o cinema, “abrindo portas importantes para o meio artístico em sua vida”.

O ator, pesquisador e professor de cinema Eduardo Bordinhon será o mediador do bate-papo. Ele é doutorando em “multimeios” na Unicamp/Fapesp e membro do Grupo de Estudos sobre o Ator no Audiovisual (GEAs – Unicamp), pesquisando, além de interpretação e direção, estéticas do ator no cinema brasileiro contemporâneo.

Além disso, Bordinhon é membro do Icine – Fórum de Cinema do Interior Paulista e do Conselho Municipal de Políticas Culturais do Guarujá.