
Da redação
Inaugurado em 22 de agosto de 2025, o Ponto de Atendimento Virtual da Receita Federal em Tatuí (PAV), instalado nas dependências da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo, Trabalho e Inovação, da prefeitura, já realizou mais de mil atendimentos à população.
Diante da alta procura pelos serviços, a partir deste mês, o atendimento passou a ser feito somente mediante agendamento, que pode ser realizado pessoalmente, de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 16h, na sede da secretaria (praça Martinho Guedes, 12 – 1º andar, centro), ou pelo telefone/WhatsApp (15) 3259-5285.
O PAV tem como principal objetivo facilitar o acesso dos tatuianos e moradores de cidades do entorno aos serviços da Receita Federal, evitando o deslocamento até Sorocaba, após o fechamento do posto presencial da RF em Tatuí.
A unidade é fruto de acordo de cooperação técnica entre a prefeitura e a Receita Federal e integra a rede nacional de Pontos de Atendimento Virtual já existentes no país.
No local, os cidadãos recebem apoio e orientação de um profissional capacitado para utilizar o site e o aplicativo da RF, além de contar com auxílio em serviços como: autoatendimento orientado; CPF (inscrição, alteração de dados, regularização e emissão de comprovante); consultas de pendências fiscais (pessoa física, MEI e imóveis rurais); agendamento de atendimentos presenciais na Receita Federal; e orientações gerais sobre declarações e obrigações tributárias.
Contudo, o PAV não é um posto fiscal. Demandas de maior complexidade continuam sendo encaminhadas à regional da Receita Federal em Sorocaba para análise e andamento do processo.







