A ponte do Jardim Junqueira, que liga a marginal do ribeirão do Manduca à região do bairro Morro Grande, tem previsão de ser liberada neste mês. O Executivo estima concluir as obras complementares para poder inaugurar o acesso até o final de setembro, conforme declarou a prefeita Maria José Vieira de Camargo.
De acordo com ela, a empreiteira responsável pela construção do acesso terminou os trabalhos na semana passada. “A empresa já finalizou o serviço dela. Agora, a Prefeitura começou a trabalhar no entorno”, acrescentou.
Com a antecipação do cronograma original, o Executivo pode manter a estimativa divulgada no mês passado pelo secretário municipal das Obras e Infraestrutura, Marco Luís Rezende. Na ocasião, ele estimou a conclusão para setembro.
A interligação começou a ser refeita em maio deste ano, depois que a Prefeitura conseguiu recursos por meio de convênio firmado com o Ministério das Cidades. A ponte teve acesso interditado parcialmente em 17 de dezembro de 2016, mas caiu no dia 5 de janeiro, por conta das chuvas.
Em decorrência da queda, a prefeita decretou, no dia 6 de janeiro, estado de emergência, que perdurou por 180 dias. A Defesa Civil do Estado homologou o documento em 19 de janeiro e a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, órgão da União, reconheceu a situação em 25 do mesmo mês.
Ainda em janeiro, a Prefeitura removeu, do leito do ribeirão do Manduca, os escombros da ponte. No dia 12 de abril, o Executivo recebeu comunicado do Ministério da Integração Nacional informando sobre a liberação dos recursos para a construção da ponte.
A pasta liberou, também, dinheiro para que a Prefeitura pudesse providenciar a reconstrução do acesso do Jardim Paulista.
De acordo com a prefeita, a secretaria de obras já assumiu os trabalhos de conclusão. A equipe ficou responsável pela recuperação da erosão em trecho da via Maria Aparecida Santi, por meio do sistema bolsacreto (em fase de finalização), recapeamento da avenida e os projetos de paisagismo e iluminação.
“O entorno da ponte receberá o mesmo tratamento que demos na região da ponte do Marapé. Vamos instalar o mesmo tipo de calçada, sinalização e passagens”, contou.
Maria José destacou que a nova ponte – a segunda a ser entregue no primeiro ano de governo dela – é diferenciada. “Não fizemos uma reconstrução, mas ampliamos a ligação. A anterior era pequena. Hoje, digo que vamos entregar para Tatuí uma ponte que a levará para frente”, adicionou.
A ponte do Junqueira é considerada essencial para a melhor utilização da primeira etapa do anel viário. O dispositivo foi projetado para promover a melhoria do fluxo de veículos pesados e interliga, no trecho inicial, a rodovia Senador Laurindo Dias Minhoto (SP-141) à Gladys Bernardes Minhoto (SP-129).
Como o trecho está interditado desde a queda da ligação, a Prefeitura precisou reestruturar o acesso dos caminhões que fazem o escoamento da produção local, ou trazem mercadorias e matérias-primas para as indústrias do município.
Apesar de não ter urgência para inaugurar a ponte, a prefeita informou que as equipes da secretaria trabalham intensamente para a liberação do acesso o mais breve possível. “Queremos entregar até o final de setembro”, concluiu.