Mais
    Início Cidades Ponte do Jardim Lírio sofre novo abalo com forte chuva de sábado

    Ponte do Jardim Lírio sofre novo abalo com forte chuva de sábado

    Ponte do Lírio em estado de emergência desde o dia 27 de janeiro (foto: arquivo O Progresso de Tatuí)
    Da reportagem

    A ponte do Jardim Lírio – que já estava interditada para o trânsito por medida de segurança desde o dia 11 de janeiro, quando a cidade registrou 53,6 milímetros de chuva em duas horas – sofreu novo abalo com o temporal que atingiu Tatuí na tarde de sábado passado, 28 de janeiro.

    Conforme o coordenador da Defesa Civil, Sérgio Luiz de Moraes, o órgão está fazendo um serviço paliativo para tentar preservar a ponte e não deixar cair a estrutura. Nesta sexta-feira, 3, máquinas da Secretaria de Obras e Infraestrutura efetuaram a limpeza do local para iniciar o serviço.

    “A ideia é fazer algo provisório neste primeiro momento, para que a ponte não caia. Com este serviço, também poderemos dar maior estabilidade à ponte e, em breve, conseguiremos liberar o acesso de veículos de pequeno porte”, adiantou.

    Moraes explicou não haver ainda prazo para a liberação do acesso, devido aos novos serviços que surgiram nesta semana, com a nova chuva que atingiu Tatuí, deixando estragos em diversos pontos.

    “A cidade toda está precisando de serviços, não consigo concentrar uma equipe somente para a ponte, no momento. As equipes estão todas espalhadas no município, tentando reorganizar tudo”, argumentou o coordenador.

    Estado de emergência

    Tatuí já estava em estado de emergência, devido à interdição da ponte do Jardim Lírio, desde a semana passada. A portaria reconhecendo a situação foi publicada na sexta-feira da semana passada, 27 de janeiro, no Diário Oficial da União.

    A medida, assinada pelo secretário nacional da Proteção e Defesa Civil, Wolnei Aparecido Wolff Barreiros, do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, permite a contratação de serviços sem licitação para a recuperação da ponte e liberação do acesso.

    Segundo Moraes, reconhecendo o estado de emergência, o governo federal autorizou a intervenção imediata do Poder Executivo municipal para as obras de recuperação, sem que haja a necessidade da realização de pregões e licitações.

    Conforme o coordenador, após estudos sobre a situação da ponte, a equipe técnica da Defesa Civil estimou a necessidade de investimento de mais de R$ 1 milhão somente para o reparo da passagem.