Aí está, em 1971, o Santos, na Fonte Nova, em Salvador, hoje completamente remodelada para a Copa. Sérios problemas estruturais comprometiam sua utilização, vergonhosamente não teve manutenção devida, um exemplo de como é tratado o dinheiro público no país.
Naquele ano, era o primeiro Campeonato Brasileiro, título ganho pelo Atlético Mineiro, sempre lembrando que, em 2010, a CBF unificou a Taça Brasil, disputada de 1959 a 1968, e as edições de 1967 a 1970, do “Robertão” (torneio “Roberto Gomez Pedrosa”) ao Campeonato Brasileiro de hoje, iniciado, portanto, em 1971.
Um boa formação do Santos, com grandes jogadores, inclusive, o meia Dicá e um ponta-direita desconhecido, mas que fez sucesso no Guarani, de Campinas. Alguém sabe o nome dele? Em pé: Cejas, Orlando, Ramos Delgado, Marçal, Clodoaldo e Turcão. Agachados: O ponta desconhecido, Dicá, Mazinho, Pelé e Edu.
Esse ponta desconhecido formou, ao lado de Washington, Clayton, Alfredo e Mingo, uma boa linha de frente no Bugre. Quem será? Uma ótima recordação do Santos e de grandes jogadores.
NOTA: As fotos são do arquivo pessoal do autor, que data de 50 anos. Ele, como colecionador e historiador do futebol, mantém um acervo não somente de fotos, mas de figurinhas, álbuns, revistas, recortes e dados importantes e registros inéditos e curiosos do futebol, sem nenhuma relação como os sites que proliferam sobre o assunto na rede de computadores da atualidade