Polícia Militar realiza torneio para cães no sábado no Clube de Campo

1758
Cães policiais são a atração no Clube de Campo neste sábado (crédito: Divulgação/PM)

A Polícia Militar realiza neste sábado o 1º Torneio para Cães de Polícia, com a participação de canis de 25 corporações. O evento acontece no Clube de Campo, às 8h, e é aberto ao público em geral. O ingresso custa um quilo de alimento.

O evento é comemorativo ao aniversário de 25 anos do Canil da 2ª Cia. de Polícia Militar, de Tatuí. Estão presentes cães da PM e da Guarda Civil Municipal de cidades do Estado de São Paulo, polícias de outros estados e grupamentos das Forças Armadas.

“É um evento de abrangência nacional”, comenta o sargento Moraes, responsável pelo Canil da PM de Tatuí e um dos organizadores do torneio.

De acordo com ele, as provas são divididas em duas fases. A primeira consiste em simulações de abordagens e imobilizações de suspeitos. “Nela são avaliados itens como o foco, a qualidade da mordida e a agilidade do cão”, explica o sargento.

A segunda fase da competição consiste em um cenário com drogas escondidas. Um árbitro avalia o desempenho do cachorro na localização dos entorpecentes. “Os critérios são intensidade, comprometimento, responsabilidade”, diz organizador.

A expectativa é de provas com alto nível técnico. “O próprio Canil de Tatuí tem participado de muitas competições, sempre com bons desempenhos e classificações”, acrescenta Moraes.

“O que temos em Tatuí neste sábado é uma competição, mas que acaba sendo também um encontro técnico sobre essa importante ferramenta policial que são os canis”, afirma o capitão Luiz Antônio da Silva, comandante da 2ª Cia. da PM de Tatuí.

Moraes reforça o convite para que a população local se faça presente ao torneio. “Muitas vezes esse as pessoas não têm acesso a esse tipo de competição, mas dessa vez optamos em fazer num lugar facilitado para a presença do público”.