Polícia Ambiental de Tatuí faz operação ‘Curupira’ na região

Ação Militar visa incentivar a preservação do meio ambiente

17
Primeiro dia da operação planta mudas em Quadra (foto: Divulgação PMA)
Publicidade
Da reportagem

A Polícia Militar Ambiental de Tatuí realiza entre esta sexta-feira, 16, e sábado, 17, a operação “Curupira”. A ação objetiva incentivar a preservação do meio ambiente e conta com plantação de mudas nas cidades da região, além de palestras e atividades educativas.

De acordo com a PMA, no primeiro dia da ação, uma equipe do pelotão tatuiano atuou na cidade de Quadra, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente da cidade, na plantação de mudas de árvores nativas, “para enriquecimento da vegetação das áreas de preservação permanente”.

“Em Quadra, iniciamos a recuperação de uma área totalmente desprovida de vegetação nativa, no interior da fazenda São Gabriel, com o plantio de 50 mudas de árvores nativas”, informa a PMA.

Conforme a corporação, funcionários e moradores da fazenda auxiliaram na plantação, totalizando 17 pessoas orientadas sobre a importância da preservação e recuperação das áreas de preservação permanente.

“Este trabalho visa orientar e conscientizar os produtores rurais a voluntariamente realizarem a recuperação da vegetação nas áreas de preservação permanente, assim preservando o leito dos mananciais”, reforça a corporação.

Publicidade

Já neste sábado, 17, uma equipe da PMA realiza palestra sobre proteção ambiental ao grupo Escoteiro Tupancy. O evento acontece das 15h às 17h30, na sede do grupo escoteiro, à avenida Zilah de Aquino, 726.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, do Estado de São Paulo, a operação é realizada em todo o território paulista, mobilizando mais de 1.200 policiais militares e 450 viaturas, entre quatro rodas, náuticas e drones, no policiamento ostensivo.

Além da ação operacional, a data marca a participação da sociedade através da campanha que será lançada nas redes sociais da PMA, com o tema “Polícia Militar Ambiental há 72 anos protegendo as Florestas”.

O Dia de Proteção às Florestas é comemorado em 17 de julho, data que também marca o “Dia do Curupira”, cujo personagem é considerado o protetor das florestas contra “degradadores criminosos”.

Publicidade