José Ortiz de Camargo Neto *
Frase do dia: “O poema é a Terra, a poesia é o Céu”.
Caros amigos,
Uma das definições mais didáticas que encontrei sobre a diferença entre poema e poesia é aquela que diz que o poema é um texto estruturado em ritmo, versos, rimas, constituindo algo material. Já a poesia se refere à essência, à alma, ao espírito da produção artística. Assim, a poesia pode ser encontrada não só nos poemas, mas em pinturas, músicas, esculturas, fotografias, até em textos filosóficos ou científicos.
A poesia é o algo imaterial que nos toca a alma, que nos enleva e encanta, que nos desperta afeto, reflexão e beleza. Assim, a poesia paira em todas as verdadeiras obras artísticas. Um poema bem escrito e estruturado pode ou não ter poesia. Mas um texto em prosa, mesmo não sendo poema, pode conter imensa poesia.
Observem, por exemplo, este texto científico, quanto tem de poesia!
“Um simples trovão, um raio que se acenda no espaço; o amanhecer, ou o entardecer; as águas que se agitam nos mares; a vertiginosa velocidade dos astros, no espaço; as galáxias, que se espiralam como fogos de artifício, são figuras que invadem, dia e noite, nossa mente, para contar de ‘algo’ que existe (atrás deles), muitíssimo mais maravilhoso do que eles e que poderá nos levar a consumir toda a eternidade, na contemplação só de alguns de seus aspectos” (do livro “A Glorificação”, de Norberto Keppe).
Eu sempre notei isso nos livros desse amigo e autor, textos imensamente poéticos, apesar de tratarem de psicopatologia, sociedade, economia, e me perguntava: Como pode um texto científico ter tanta poesia?
Conversando com ele certo dia, disse-me esta sentença, que coloquei como “frase do dia”: “O poema é algo humano, e a poesia, algo divino. O poema é a Terra, e a poesia é o Céu”.
Assim, penso eu, não é que o poeta leve o homem comum à transcendência, ele traz a transcendência ao homem comum. O poeta só, não, a poesia faz isso, esteja em que arte estiver. Importante é ver que a poesia é aquele espírito capaz de suscitar o afeto, o amor, junto com a verdade racional, tudo isso de forma bela. Se não é capaz de fazer isso, pode ser um texto bem estruturado, mas que jamais será poesia.
Até logo,
* Jornalista e escritor tatuiano, terapeuta psicossocial e professor de literatura e redação nas Faculdades Trilógicas Keppe e Pacheco (Fatri).