Da redação
A PM Tatuí terminou como o grande destaque da oitava edição da Copa Tatuí de Futsal para Menores. A agremiação conquistou o título de duas das cinco categorias da tradicional competição mirim de futsal, sendo a única a levantar mais de um troféu.
Na quarta-feira, 10, véspera do aniversário de 196 anos de Tatuí, o Departamento Municipal de Esporte, pertencente à Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, promoveu as decisões de quatro das cinco categorias, no CIE (Centro de Iniciação ao Esporte) “José Edson Leal Leite (Éde)”.
Com os resultados nas semifinais, disputadas nos dias 10 e 14 de junho, oito dos dez times finalistas eram de Tatuí. Bom de Bola, Clube de Campo, PM Tatuí e XI de Agosto decidiram entre si quatro categorias, sendo que cada um poderia conquistar até dois títulos.
No entanto, após as disputas das “finais municipais”, somente a PM Tatuí pôde soltar o grito de “é campeão” mais de uma vez. A equipe disputou as decisões das categorias sub-14 e sub-16, sendo campeã em ambas.
Na final da sub-14, diante do Clube de Campo, a PM Tatuí venceu pelo placar de 2 a 0. O mesmo resultado, favorável à PM Tatuí, foi registrado na final da sub-16, contra o XI de Agosto.
Momentos antes, a DME havia promovido as decisões das outras duas categorias. Na primeira, o time sub-10 do XI de Agosto superou o Bom de Bola por 2 a 1. Também por 2 a 1, o Bom de Bola conseguiu a “reabilitação” ao superar o Clube de Campo na final da sub-12.
Há cerca de um mês, em 10 de julho, também no Ginásio Poliesportivo “Paulo Vagalume”, do CIE, o departamento promoveu a única das cinco decisões somente com agremiações de fora da cidade.
O primeiro título da atual edição da competição mirim de futsal foi da categoria sub-8, conquistado pelo Adef/Craque do Futuro. A equipe de Iperó empatou no tempo regulamentar, pelo placar de 1 a 1, com o Lyons Boituva. Porém, nos pênaltis, garantiu o troféu ao vencer por 7 a 6.
Com a finalização das disputas das cinco categorias, o DME elegeu os melhores goleiros e os artilheiros de cada uma. Na sub-8, o goleiro da Adef/Craque do Futuro, Hugo Bina Silva, foi escolhido o melhor arqueiro. Já o artilheiro foi Miguel Esteco Cazotto, do Clube de Campo, autor de oito gols.
Campeão da sub-10, defendendo a meta da “Égua Vermelha”, Theo Gasparini foi escolhido destaque da posição. Autor de sete tentos, Geovane Mateus de Souza, do Lírio Tatuí, terminou como artilheiro da categoria.
Nicolas Alba Nascimento, do Lyons Boituva, e Gabriel Afonso Nascimento, do Bom de Bola, ambos com seis gols, dividiram a artilharia da sub-12. Campeão ao lado de Nascimento, a atuação de Marcus Vinícius Araújo Grecchi no gol do Bom de Bola foi considerada a melhor da categoria.
A artilharia da sub-14 também foi dividida entre dois jogadores: Mateus Antunes Rodrigues, do Santa Cruz, e Eduardo Revnei Silva, da campeã PM Tatuí. Eles anotaram sete gols cada. O melhor goleiro da categoria foi o arqueiro campeão João Vitor Camargo.
Já na categoria sub-16, mais um atleta da PM Tatuí destacou-se. Guarda-metas da equipe campeã, Djalma Franco Neto foi selecionado como melhor arqueiro. A artilharia ficou com Victor Vieira Seibert, do XI de Agosto, ao balançar as redes adversárias em seis oportunidades.
Em 2022, a “Copa Menores” contou com a participação de mais de 50 agremiações nas cinco categorias. A atual edição marcou o retorno do tradicional campeonato após pouco mais de dois anos.
A última vez que a bola havia rolado em jogo válido pelo torneio fora em março de 2020. Na ocasião, o DME havia promovido somente a primeira rodada da competição, com 13 partidas, antes de ser obrigado a paralisá-la, em virtude da pandemia.