Uma mulher de 38 anos foi presa pela Polícia Militar suspeita de abandonar os três filhos em situação precária na casa onde vive. O caso ocorreu na tarde de sábado, 23, no bairro Jardim Santa Rita de Cássia.
A PM e o Conselho Tutelar foram acionados por uma vizinha. As crianças estariam sozinhas desde a noite de sexta-feira, 22. A denunciante aluga uma casa nos fundos do quintal para a mãe das crianças.
Ao chegar ao local, policiais militares encontraram três meninos, de 5, 7 e 8 anos, no interior do imóvel. A única comida disponível para as crianças eram restos de arroz que estavam em uma panela. A residência estava suja e sequer tinha gás de cozinha para preparação de alimentos, segundo o boletim de ocorrência.
“Tinha alimentos em condições precárias, sem condições de consumo. Nossos policiais deram alimentos, roupas e calçados para as crianças”, explicou o comandante do 2a Companhia da PM, Kleber Vieira Pinto.
De acordo com a vizinha que denunciou o caso, não teria sido a primeira vez que a mãe dos garotos, que seria viciada em drogas e álcool, deixara-os sozinhos na casa. Os meninos, inclusive, seriam alvo de maus-tratos. Um deles apresentava sinal de queimadura no corpo.
No momento da chegada dos policiais à residência, a mãe das crianças não estava. Ela somente foi encontrada durante a noite, no mesmo dia, por populares do bairro Santa Rita. Os vizinhos acionaram a PM, que prendeu a mulher.
“Conseguimos informações de que ela (a mãe) estaria no bairro. Fomos até o local e conseguimos detê-la”, afirmou.
Levada ao plantão policial, a mulher recebeu voz de prisão em flagrante. Foi arbitrada fiança de R$ 3.000. Caso a mãe pague o valor (o que não ocorreu até a tarde de segunda-feira, 25), poderá responder por maus-tratos e abandono de incapaz em liberdade.
Parentes das crianças não foram encontrados pela PM e pelo Conselho Tutelar. Os três garotos foram encaminhados à Casa de Acolhimento, onde aguardam a finalização do inquérito policial aberto pela Polícia Civil. De acordo com o Conselho Tutelar, o caso será levado ao conhecimento do Ministério Público.