Uma prainha junto ao lago e as já conhecidas piscinas naturais, agora com toboágua e cascatas, no Parque Ecológico Municipal “Maria Tuca”, são os novos atrativos do verão tatuiano.
A área municipal estava fechada e foi reaberta em abril de 2017. Na sexta-feira, 9, após novos investimentos, aconteceu a reabertura das piscinas e a inauguração da prainha.
O ato, às vésperas do feriadão de Carnaval, reuniu autoridades e dezenas de idosos assistidos pelo projeto Envelhecer com Qualidade de Vida, os quais devem ser beneficiados com os novos atrativos aquáticos. O projeto do Fusstat (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí) tem sede no “Maria Tuca’.
Criado por lei municipal em 2007, o parque tem 257 mil metros quadrados. Ele é submetido à Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e, além do projeto Envelhecer, é sede da Escola Municipal Ambiental, com atividades voltadas a alunos da rede local.
“Houve um esforço muito grande, e este é um dia feliz por mais essa área de lazer estar sendo entregue à população”, afirmou o secretário Célio José Valdrighi, durante a inauguração.
Na ocasião, o vereador Antonio Marcos de Abreu (PR) representou a Câmara Municipal e elogiou a administração da prefeita Maria José Vieira de Camargo. “Dá gosto trabalhar assim”, declarou.
O secretário do Governo e ex-prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo lembrou que a área do parque foi resgatada há dez anos, durante a primeira gestão dele. Conforme Gonzaga, agora o local conta com o brilho especial da prainha. “Aqui, a natureza fala mais alto. Façam propaganda”.
Em discurso, o ex-prefeito fez menção especial à terceira idade, a qual ele chamou de “nossa turma”, por ele também já ter “virado os 70 anos”. A prefeita também citou os idosos, parabenizando-os pelo terceiro lugar na classificação geral dos Jogos Regionais dos Idosos (Jori), em Itapeva.
Maria José fez referência a dois personagens importantes para a reabertura das piscinas e inauguração da prainha. O primeiro, Marcos Sena, funcionário municipal responsável pelo parque. “Isso aqui é como se fosse a casa dele”, comentou.
Outro homenageado foi Manoel Souza Leite, conhecido como Popó, proprietário do Sítio do Carroção. O empresário ofereceu importante colaboração para a reabertura das piscinas e a construção da prainha.
“Esse parque terá grande importância para nossos netos e bisnetos, pois cada vez se valoriza mais o lazer ligado à natureza e aqui, no parque, existe essa maravilhosa abundância de água”, frisou Popó.
O parque
O “Maria Tuca” está localizado na estrada dos Fragas, com acesso pelo quilômetro 117,8 da rodovia Antônio Romano Schincariol (SP-127). O uso das piscinas não exige atestado médico. A única exigência é o traje de banho.
Depois de quatro dias de funcionamento durante o feriadão de Carnaval, com presença de público considerado “excelente” (6.000 pessoas, conforme registros da Prefeitura), o parque seguirá sendo aberto aos finais de semana, das 9h às 17h.
Além das piscinas e do lago da prainha, o parque conta com trilha ecológica, campo de futebol, quadras de areia, espaço para atividades como caminhada e sombra para descanso.
Conforme o secretário do Esporte, Cassiano Sinisgalli, existem tratativas junto à Federação Aquática Paulista para a realização de provas de esqui aquático no “Maria Tuca”.