Pipas podem causar risco de morte por descarga elétrica

657
Publicidade

Soltar pipa em áreas inadequadas pode causar sérios riscos à saúde, inclusive, levando à morte por meio de descarga elétrica. É o que informou a Elektro, em alerta à imprensa. No material, a concessionária apresenta uma série de cuidados para que a brincadeira não resulte em acidentes.

A Elektro destaca que as pipas devem ser soltas em lugares abertos e sem rede de energia elétrica próxima, de preferência, longe de áreas com casas e prédios. Os espaços mais recomendados são parques, praias e campos de futebol.

Segundo a empresa, o perigo de empinar pipa em lugares indevidos ocorre quando a linha enrosca em postes, transformadores e nos cabos elétricos. Os fios podem provocar curtos-circuitos e causar a interrupção da eletricidade.

A Elektro alerta ser “extremamente perigoso subir em postes, torres de alta tensão ou invadir subestações”. Caso a pipa fique presa, o usuário nunca deve tentar retirá-la. Também não deve jogar objetos na rede elétrica, como arames, correntes e cabos de aço, na intenção de recuperar o brinquedo.

O uso de fios metálicos ou papel laminado na confecção de pipas deve ser evitado. De acordo com a empresa, os materiais são condutores de energia e podem causar choques fatais. O mesmo vale para o cerol, que pode cortar os fios de energia.

Publicidade

A brincadeira também não deve ser realizada em dias de chuva ou vento muito forte, e quando houver incidência de relâmpagos. Em caso de acidentes, o usuário deve ligar para o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193, ou para o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), pelo número 192.

Publicidade