Pilotos tatuianos realizam expedição por três paí­ses





Dois pilotos do Aeroclube de Tatuí partiram na última quinta-feira, 22, rumo à Argentina em uma expedição de 12 mil quilômetros. O objetivo é buscar voar as maiores ondas que um ser humano pode encontrar.

Luis Roberto “Formiga” e Raphael Pettinelli iniciaram a jornada em busca “das maiores ondas que o ser humano pode pegar”. “Essas ondas possuem mais de 10 mil metros de altura, com ventos de 200 km/h”, afirma o piloto Formiga.

Os voos partirão das cidades argentinas de Barriloche e Chos Malal. A expedição passará ainda pelo pampa argentino, Uruguai, regiões sul, sudeste e centro-oeste do Brasil.

A equipe é apoiada pela Mitsubishi Motors do Brasil, Spyware, Xtreme, Aeroclube de Tatuí, Off do Brasil. Também integram o time os pilotos Cesar Augustus Mazzoni e Carlos Werner Dierkes, que ficaram em Tatuí, de onde oferecerão apoio logístico e metereológico.

Segundo Mazzoni, a denominada “onda de montanha” que os pilotos vão surfar é formada pelas fortes correntes de vento, que ao encontrarem as montanhas, passam sobre elas, provocando oscilações nas massas de ar, elevando os planadores a grandes altitudes e grandes distâncias. “Foi na Cordilheira dos Andes que foi feito o maior voo de distância do mundo com um planador, com 3009 km de distância no ano de 2003; e também o voo mais alto do mundo, com 15.600 metros de altitude no ano de 2007 (a título de comparação, um avião comercial voo no máximo a 12.000 metros de altitude)”, descreve ele.

A expedição passará por Tatuí, rumo à região Centro-Oeste do Brasil, na primeira quinzena de dezembro de 2015.