
Da redação
A enquete do jornal O Progresso, nesta semana, mostrou que quase um terço dos tatuianos têm pelo menos uma pessoa em casa que se utiliza dos produtos ou serviços da chamada Farmácia Solidária, programa social promovido pela prefeitura. Essa foi a resposta de 27% dos participantes; outros 73% indicaram a resposta “não”.
O questionamento ocorreu em razão de notícia informando que a Farmácia Solidária recentemente passou a funcionar no prédio da Secretaria de Saúde, localizado na avenida Cônego João Clímaco, 140 (Avenida das Mangueiras).
Antes instalada na praça Adelaide Guedes, s/nº, no centro, a unidade continua realizando a distribuição gratuita de medicamentos à população em situação de vulnerabilidade social, mediante apresentação de receita médica. O objetivo do programa é ampliar o acesso a tratamentos essenciais.
Já para a próxima enquete, o assunto passa a ser o desenvolvimento da equoterapia em Tatuí. A prefeitura, por meio do Departamento da Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Saúde, em parceria com o Centro Hípico de Tatuí (CHT), realizou nesta quarta-feira, 1º, no Centro de Equoterapia de Tatuí, um evento para anunciar a ampliação da oferta dos serviços de reabilitação no município.
Entre as novidades, está a ampliação do tratamento para atendimentos de pacientes oncológicos do Núcleo de Apoio ao Tratamento de Câncer.
Desde outubro de 2024, o local já disponibiliza equoterapia 100% gratuita para crianças em tratamento terapêutico no Centro Integrado de Reabilitação (CIR), todas pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Assim, a questão é: “Como você avalia a equoterapia como um tratamento de suporte à saúde?”. As respostas são: “muito importante”, “relativamente importante” e “nada importante”. Elas podem ser dadas até a próxima sexta-feira, 10.