Pela primeira vez, municí­pio vai ter evento voltado í  consciência negra





Tatuí terá, pela primeira vez, uma celebração oficial por conta do Dia Nacional da Consciência Negra, consagrado como 20 de novembro e instituído por lei federal em 2003. No município, onde a data não é feriado, o evento será realizado no sábado, 21, na Praça da Matriz.

A série de atividades que lembra a cultura, costumes, artesanato e estilos africanos terá início a partir das 9h, e envolverá alunos de 21 escolas municipais, além de professores e convidados especiais.

Estão programadas apresentações artísticas de grupos de dança e teatro, exposições de alunos, além de pintura facial, produção de cabelo afro e desfile.

A organização do evento é da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Departamento Municipal de Cultura e Desenvolvimento Turístico e apoio do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Tatuí.

A primeira atividade será a partir das 9h, quando o padre Omar Luis dos Reis, integrante da Pastoral do Negro, celebra missa afro. Em seguida, as escolas municipais realizam apresentações.

Também estão programadas atividades de percussão afro, desfile de moda e penteados, desfile “Miss e Míster Afro”, além de capoeira e exposições de arte, poesias e fotografia afro.

Espetáculos de dança afro e de música, como o hip hop, também estão programados. Um varal de arte exporá trabalhos que são resultados de pesquisas dos estudantes no mês passado.

Uma praça de alimentação será instalada no local. “Estamos organizando uma série de atividades que deve se estender até a tarde”, adiantou o diretor de cultura e turismo municipal, Jorge Rizek.

As atividades para marcar a data foram iniciadas há mais de um mês na rede municipal de ensino. Cada uma das unidades organizou pesquisas e trabalhos artísticos.

Além disso, elegeram, por meio de concursos internos, a miss e míster afro. Os vencedores das seletivas realizadas em cada unidade de ensino participarão do desfile na Praça da Matriz, onde serão eleitos os campeões da disputa de beleza.

Uma das seletivas foi realizada no dia 5, na escola municipal “Professor Accácio Vieira de Camargo”, sob liderança de José Mesquita, presidente do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Tatuí.

Além do desfile dos candidatos, a escola contou com várias outras ações, entre elas, uma oficina de bonecas negras, trabalho com vistas à “autoestima e reflexão”.

O CEU (Centro de Esportes e Artes Unificado) também sediará ações relembrando o Dia da Consciência Negra, no sábado, 21, à rua Ana Rosa Monteiro. A partir das 13h, serão realizadas atividades de hip hop, “best trick”, grafite, entre outras. As ações têm entrada franca.

Consciência Negra

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro. Consagrado como data de sensibilização nacional para conquista de direitos e de valorização da história e cultura da população negra, foi instituído em 2003, e é celebrado em todo o país.

Mais de mil municípios já decretaram o dia de reverência a Zumbi dos Palmares como feriado municipal. Em Tatuí, a data não é consagrada como feriado, uma vez que o município já conta com número máximo de feriados permitido pela Constituição Federal.

O dia 20 de novembro, data da morte do líder negro Zumbi dos Palmares (1695), é uma das principais vitórias do movimento negro de luta contra o racismo no Brasil.

A data foi criada em 2003 e instituída em âmbito nacional em 2011. No Brasil, mais da metade da população (50,7%) é preta e parda (negra), de acordo com dados do IBGE, de 2010.