Pela 1ª vez in loco, Tatuí tem delegado em conferência nacional do Suas

Representante foi o delegado do poder público Cláudio Bertolacini Batista

Evento reúne representantes de todo o país (Foto: AC Prefeitura)
Da redação

Na semana anterior, entre os dias 6 e 9, o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), em parceria com a prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, pela primeira vez in loco, contou com um delegado tatuiano representante do Sistema Único de Assistência Social (Suas) na Conferência Nacional de Assistência Social, realizada em Brasília (DF).

O representante foi o delegado do poder público Cláudio Bertolacini Batista, que percorreu todas as etapas do processo democrático de participação social previstas no Suas, desde a esfera municipal até a nacional.

Ele foi eleito delegado durante a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social, realizada nos dias 5 e 6 de junho, no Lar Donato Flores, em Tatuí, quando foram debatidos os rumos da política de assistência social no município e definidas as propostas e representações para as etapas seguintes.

Meses depois, aconteceu a Conferência Estadual de Assistência Social, organizada em duas etapas. A primeira ocorreu na cidade de Indaiatuba (SP), nos dias 13 e 14 de outubro, com a participação dos delegados representantes de Tatuí.

Pelo poder público, estiveram presentes Cláudio e Marisa dos Santos Ferreira e, pela sociedade civil, as delegadas Daniele de Campos Moraes Mendes e Márcia Cristina da Silva Arroio.

Nessa primeira etapa estadual, foi realizada a votação que definiu o delegado que representaria o município na Conferência Nacional de Assistência Social, sendo eleito Batista.

A segunda etapa da conferência estadual aconteceu na capital paulista, dias 29 e 30 de outubro, com a participação de Ferreira, aprofundando os debates e deliberações em âmbito estadual. Na ocasião, ele novamente foi eleito para representar o município e a região na etapa nacional.

Já a 14ª Conferência Nacional de Assistência Social reuniu representantes de todo o país para discutir os avanços, desafios e perspectivas da política pública de assistência social.

Com o tema “20 anos do Suas: construção, proteção social e resistência”, o encontro “reforçou a importância do sistema na garantia de direitos e na redução das desigualdades sociais”, segundo anunciado.

“A participação inédita de Tatuí na etapa nacional simboliza o fortalecimento da gestão democrática e do controle social no município, além de reafirmar o compromisso do Conselho Municipal de Assistência Social e da prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, com a qualificação contínua das políticas públicas e a ampliação da participação social nas decisões que impactam diretamente a vida da população”, conforme divulgado pela assessoria de comunicação do Executivo.