Pedala Comigo tem atividades neste domingo na ‘M. Guedes’

264





A praça Martinho Guedes (Santa) recebe mais uma edição do projeto “Pedala Comigo”. Conforme o cronograma divulgado pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, das 9h às 13h, o público poderá emprestar bicicletas para realizar passeios em circuito pré-determinado.

O uso é permitido por um período de 30 minutos, mediante apresentação de documento original (com foto) a título de cadastro. Devem ser colocadas à disposição da população, 15 bicicletas – mais um triciclo – de diferentes tamanhos.

A iniciativa tem como objetivo estimular a prática do ciclismo e promover passeios com bicicleta em diferentes pontos da cidade. O “Pedala Comigo” é fruto de integração entre diversos setores do Executivo e teve início no dia 11 de maio.

O projeto envolve as secretarias municipais de Governo, Segurança Pública e Transportes (por meio do Demutt – Departamento Municipal de Trânsito e Transporte), Infraestrutura, Meio Ambiente e Agricultura, e Educação, Cultura e Turismo.

Desde seu início, os passeios aconteceram no Parque “Ayrton Senna da Silva”, na vila Dr. Laurindo, avenida Zilah de Aquino, no bairro Valinho, e praça Paulo Setúbal (do Barão), no centro. Segundo a Prefeitura, as atividades serão realizadas, ainda, no chamado “circuito de praças do centro da cidade”.

O circuito é formado pela Cesário Mota (Praça do Junqueira), Manoel Guedes (Praça do Museu), Matriz e Martinho Guedes (Santa). A previsão é que o projeto seja encerrado no dia 6 de julho e que contemple uma segunda etapa.

Essa, consistirá na demarcação de ciclofaixas (delimitando o espaço para circulação em duas rodas) e, depois, criação de ciclovias (vias exclusivas para bicicletas).