Na manhã de domingo, 29 de setembro, 150 ciclistas percorreram 15 atrativos turísticos do município. O “1º Pedal Turístico de Tatuí” finalizou as atividades da Semana Municipal de Turismo, que havia sido iniciada na terça-feira da semana passada, 24 de setembro.
A prefeitura, pela Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, promoveu a ação esportiva com o intuito de unir o turismo com a atividade do ciclismo, “proporcionando uma melhor qualidade de vida aos participantes e divulgando os pontos turísticos da cidade”.
A concentração ocorreu em frente ao Museu Histórico “Paulo Setúbal”, com um aquecimento feito pelos professores José Mesquita dos Santos e Mina Garcia, do Setor de Corrida e Atletismo Municipal. Ainda houve um café da manhã com o “Espaço Saúde”, com apoio do Grupo Moreno – Lucemi.
O passeio percorreu 15 atrativos turísticos tatuianos: Museu Histórico “Paulo Setúbal”, Praça da Matriz, Paróquia e Santuário Nossa Senhora da Conceição, Fábrica Santa Adélia, praça Paulo Setúbal (Praça do Barão), Emef “João Florêncio”, E.E. “Barão de Suruí” e avenida Cônego João Clímaco (Avenida das Mangueiras).
Ainda fizeram parte do roteiro: praça Olívio Junqueira (“chafariz”), Estação Ferroviária, Conservatório, praça Cesário Mota (Praça do Junqueira), Concha Acústica Municipal “Maestro Spártacco Rossi” (praça Antônio Prado), Fábrica São Martinho e Casarão dos Guedes.
Ao todo, 150 ciclistas pedalaram pelos atrativos turísticos. Os primeiros cem inscritos ganharam um “squeeze” personalizado. Ao término do passeio, foram sorteadas duas bicicletas. A modelo adulto foi para Ryan Lopes e outra, infantil, para Ana Paula S. Arvelos.
O secretário municipal do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli, reforçou o objetivo do evento, destacando a divulgação dos pontos turísticos da Tatuí.
O titular da pasta ainda agradeceu todos os parceiros que participaram e auxiliaram na realização da atividade, “em especial”, a Guarda Civil Municipal de Tatuí, o Departamento Municipal de Mobilidade Urbana e as secretarias municipais da Educação e da Agricultura e Meio Ambiente.
Wagner Eduardo Graziano, presidente do Comtur (Conselho Municipal de Turismo), também esteve pedalando pelas vias tatuianas. Ele comentou que o “Pedal Turístico” é uma forma saudável para as pessoas conhecerem o que Tatuí oferece aos turistas.
“Também visa educar os motoristas e ciclistas para as regras de trânsito, muito importantes para a cidade que deseja receber bem os turistas”, complementou Graziano.