Da redação
Como forma de celebrar o Dia Municipal da Literatura, o Museu Histórico e Cultural “Paulo Setúbal” de Tatuí promove neste sábado, 4, a partir das 13h, o 1º Encontro de Escritores Tatuianos.
As atividades seguem até às 17h, com uma exposição à parte de livros da escritora e ex-prefeita de Tatuí Chiquinha Rodrigues e do “imortal” Paulo Setúbal. As obras pertencem ao acervo pessoal do diretor do Departamento de Cultura e gestor do MHPS, Rogério Vianna, e de Donny Barros.
De acordo com Vianna, o primeiro encontro de escritores surgiu da necessidade de “dar voz a esse segmento cultural”. Para ele, faltava em Tatuí um evento para reunir “grandes nomes da literatura local”.
“Inclusive, nós provocamos a ação dentro do Museu ‘Paulo Setúbal’ e vamos realizá-la ali, nas suas dependências, justamente para valorizar o nosso escritor tatuiano”, comentou.
Entre os escritores que confirmaram presença, estão: Bia Bonduki, Anne Valerry, André Kaires, Christian Pereira de Camargo, Enrique Miranda Raposo, Erasmo da Rosa, Fernnanda Kézia, Katiusca Lorenzetti Mota, Kennedi Lazzari, Mabel Zattera, Raquel Prestes, Renato Mello, Sarah Maria Umbelina Vitorino da Silva, Virgínia Azevedo e Victor Lisboa.
De acordo com a organização, eles contarão com um espaço para exposição de livros de autoria própria e materiais literários para conceder autógrafos aos interessados que adquirirem as obras.
Ainda haverá lançamentos de livros de escritores tatuianos, performances literárias, além da tradicional Feira de Troca de Livros, da Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”. Também haverá uma apresentação do grupo teatral da escola de música teatro e dança Melody Music Arts.
Para Vianna, a intervenção cultural a ser realizada justamente no dia em que é comemorado a “literatura tatuiana” atua como “forma de aproximar os escritores com as obras daqueles que contribuem para a formação do senso crítico, presente na literatura”.
A ideia principal, segundo ele, é fomentar a leitura de Tatuí, além de valorizar os escritores locais, estejam eles com obras publicadas ou não.
“Reuni-los no dia Municipal da Literatura Tatuiana é fundamental, porque essa data foi instituída para ser valorizada a literatura da nossa cidade. Eles terão um local para receber os convidados e outros que estarão lá tendo conhecimento e conversando com as pessoas”, concluiu.
Contemplados
Neste dia, às 16h, ocorrerá a premiação aos contemplados e a entrega do termo de fomento do edital 02/2024, do 4º Festival de Arte e Cultura de Tatuí – Mestre Canturião “José Pinto de Moraes”; e do edital 03/2024, denominado “Publicação de Livros”.
A homologação dos resultados foi publicada nesta quinta-feira, 2. Pelo Festival de Arte e Cultura, a selecionada na categoria dança foi Ana Cristina Silva Machado, com o projeto “Coreografando 1,2,3 Mostra de Dança, Solos, Duos e Trios”.
Pelo segmento de audiovisual, foram contemplados: Cláudio Roberto Teles, com o curta-metragem “Armário de Vidro”; Gabriel Gregório Vanin, “Acordes da Noite: a Magia da Seresta e Serenata”; e Lilian de Oliveira Lima Ritz, “Preto é Lindo – Raízes da Transformação”.
Os projetos “Stand’uptuiano Paulo”, de Anderson Ferreira da Silva, “Teatro de Revista no Brasil: uma Análise Crítica e Corporal”, de Erica Pedro Correa, e o “Fantástico Mundo de Olli”, de William Rocha Lemos de Oliveira, foram os contemplados na categoria teatro.
Pela arte urbana, classificaram-se: Emerson Henrique Dias Pontes, com o projeto “Apenas Dance – Breaking Para Todos”; Jessé Jackison de Souza Ramos, “Melody na Rua: O Palco nas Calçadas”; e Mayara Cristina Silva de Almeida, com “Classic Hits”.
Pelo segmento cultura de tradição e raiz, foram premiados: Luiz Benedito Garcia, com o projeto “Caninha Verde – Tradição de Nossa Terra”; Maria Inês de Camargo Machado; “Noite da Seresta com Ternura no Museu”; e Valdemir Ledo Bomfim, “Grupo de Viola Alma Cabocla”.
os proponentes selecionados em literatura, foram: Kennedi Kaio Lazzari de Sousa, com a obra “Paulo Setúbal – Sua história e Análise de Enxertos das Suas Obras”; Rafaele Breves, “Escrevivência Tatuiana”; e Tiago Augusto Marcos, “Histórias Encorajadoras Para Crianças Inspiradoras”.
Ainda foram selecionados os proponentes por mérito de nota: Felipe Gabriel de Souza, com “Cantoria, Varais e Poesia” – segunda edição; Fernnanda Quésia Rodrigues Alves, “Visita Teatralizada: História Viva, o Mistério do Museu Paulo Setúbal”; Ingrid Stephanie Freire Quintana, com o “Duo Som de Maria – Espetáculo Delas”; João Pedro Petronilio Ferreira da Silva Souza, “All Black Trio”; Josué Domingues Pereira, com “Encontro de Cururueiros de Tatuí”; e Rubens Vieira de Paula, “Cururu – Tradição de Nossa Terra”.
Pela categoria artes visuais, os proponentes escolhidos foram: Nathalia Goldszmidt Gerevini, com o projeto “O Passado, no Futuro Presente – dos Bastidores da História”; Ricardo Hiroaki Oba, “Exposição Fotográfica: A Dança Sob o Olhar da Capital da ‘Música”; e Luiz Antônio Fernandes Guedes, com “Minha Terra – De Volta a Velhas Recordações”.
E, por fim, houve um classificado por “critério de desempate”: Yuri Gonzaga Gonçalves da Costa, com o projeto “Conto à Tela: a Música de Remetido Sangue”.
Pelo edital “Publicação de Livros”, os contemplados foram: Fernnanda Quésia Rodrigues Alves, com a obra “Eulívia e Olli e os Segredos do Museu”; Tamires Freire de Carvalho Ramos, “Bem Aqui Neste Quintal”; Ivan Camargo, “Onde Moram os Tatus (segunda edição); e Maria Cristina Siqueira, com as “Borboletas Não Voam em Linha Reta”.
O encerramento da ação está previsto para acontecer às 17h, com o show “Seresta – A Poesia Cantada”, do grupo Seresteiros com Ternura. O grupo foi contemplado pelo edital da Lei Paulo Gustavo, promovido pela prefeitura de Tatuí.
O Museu “Paulo Setúbal” está situado na praça Manoel Guedes, 98, no centro. Informações podem ser obtidas pelos e-mails museupaulosetubal@tatui.sp.gov.br e cultura@tatui.sp.gov.br.