Quatro atividades integram a programação preparada pelo MHPS (Museu Histórico “Paulo Setúbal”) em comemoração à 14ª Semana de Museus, que vai de 16 a 22 deste mês. Em Tatuí, elas acontecem em dois períodos: entre os dias 17 e 22 e no dia 19.
A semana tem como tema a relação entre museus e paisagens culturais. No museu, ela contemplará duas exposições, visitas guiadas e um encontro. A coordenação local incluiu na comemoração as exposição “Exterioridades” e a que traz o “objeto do mês” para o prazo que começa nesta terça-feira, 17, e termina no domingo, 22.
“Exterioridades” apresenta gravuras em metal de grandes dimensões. A mostra tem curadoria de Helena Freddi, integrante do “Coletivo Impressões”, formado, ainda, por Anna Takenaka, Cida Katsurayama, Katia Salvany e Vera Parente.
A exposição “objeto do mês” traz uma maquete do antigo Theatrão do município. Com construção iniciada em 1906, o prédio idealizado para abrigar um teatro municipal, foi demolido em 1951, sem ao menos ter sido concluído.
Em paralelo às mostras, o museu receberá visitas guiadas. A atividade é desenvolvida por monitores do setor educativo do espaço cultural e pode ser solicitada, gratuitamente, por grupos, instituições de ensino e demais entidades.
No dia 19, das 19h às 21h, a semana conta com encontro. Trata-se de uma roda de conversa com engenheiros, arquitetos e convidados. Eles debaterão sobre “paisagens culturais”. A reunião é aberta a qualquer interessado e acontece em um dos espaços do museu. O endereço é a praça Manoel Guedes, 98, no centro.
O assunto também integra discussões em âmbito nacional da Semana de Museus. Proposto pelo Icom (Conselho Internacional de Museus) para as comemorações do Dia Internacional de Museus (celebrado em 18 de maio), o tema tem por objetivo reforça o papel sociocultural das instituições museológicas.