
Da reportagem
A prefeitura, por meio do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) – órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo, Trabalho e Inovação -, divulgou nesta sexta-feira, 19, o balanço do mercado de trabalho referente ao período de janeiro a outubro deste ano. Entre os dados divulgados, estão os números do PAT, que ofertou 2.500 vagas de emprego em Tatuí.
Entre as oportunidades intermediadas pelo órgão, cerca de 1.200 vagas foram efetivamente preenchidas, representando 48% dos postos ofertados.
De acordo com Hamilton Silva, diretor do Desenvolvimento Econômico do município, a causa de mais da metade das vagas não terem sido preenchidas se deve à “falta de mão de obra de qualidade para determinadas funções e contratações diretas, pois, em alguns casos, o candidato, ainda que tenha sido cadastrado pelo PAT, é contratado diretamente por uma empresa”.
“Observe que não são todas as contratações que passam pelo PAT”, complementou. Referente ao fato de Tatuí ter sido elevada a estância turística pode contribuir para a geração de empregos, Silva opinou que, “certamente, movimenta a economia de diversos setores ligados ao turismo”. “Não tenho dúvidas de que o número de empregos neste setor aumentará”, concluiu.
Os dados divulgados também apontam um “desempenho histórico” nas contratações entre janeiro e outubro, com saldo positivo superior a 3.400 empregos formais em Tatuí.
O município ainda registrou mais de 16 mil contratações com carteira de trabalho assinada, considerando todos os setores da economia local — sem considerar o saldo analisando-se as demissões.
Conforme a assessoria de comunicação da prefeitura, “os setores de serviços e indústria foram os que mais se destacaram nas contratações, evidenciando a força e a diversidade da economia tatuiana”.
“Apesar do cenário positivo, o levantamento também aponta desafios importantes relacionados à qualificação da mão de obra”, aponta.
Conforme divulgado, as maiores dificuldades de preenchimento de vagas concentram-se nas áreas técnicas da indústria, tecnologia da informação (TI) e construção civil.
“Atualmente, o Posto de Atendimento ao Trabalhador de Tatuí conta com mais de 250 vagas de emprego disponíveis para empresas do município, sendo que algumas permanecem abertas há mais de quatro meses, reforçando a necessidade de capacitação profissional”, diz a assessoria.
Para o próximo ano, a prefeitura declara que “manterá o foco em ações de qualificação profissional e na conscientização da população sobre a importância da formação continuada”.
O município mantém parcerias com instituições como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Programa Trampolim (governo do estado de São Paulo), “com o objetivo de ampliar o acesso a cursos, fortalecer a empregabilidade e atender às demandas do mercado de trabalho local”.
“Essas iniciativas reforçam o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento econômico, a geração de emprego e renda e o crescimento sustentável de Tatuí”, finaliza a assessoria.
Os interessados em realizar curso de capacitação profissional ou estão em busca de recolocação profissional devem procurar o PAT, localizado na praça Martinho Guedes, 12 (antigo prédio do Alvorada Clube).
Para realizar o cadastro, é necessário a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), CPF e RG. O horário de atendimento do local é de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17h.







