Da reportagem
A Paróquia Santa Rita de Cássia, por meio da Pastoral da Educação, está oferecendo cursos gratuitos voltados à alfabetização de crianças, jovens e adultos da comunidade e da região do Jardim Santa Rita de Cássia, em Tatuí.
Três cursos já estão em andamento no salão da igreja, localizado na rua João Abrame, 406: inglês básico, para crianças e jovens dos 7 aos 20 anos de idade; EJA (ensino de jovens e adultos) e violão, com aulas voltadas a crianças acima de 7 anos.
As aulas começaram na segunda semana de fevereiro (dia 9) e ocorrem todas as quintas-feiras, das 19h30 às 20h30. Quem tiver interesse em participar deve procurar a secretaria da igreja e fazer inscrição. As vagas são limitadas.
De acordo com a coordenadora da Pastoral da Educação da paróquia, professora Shirley Santos Novello Espindola, esses são os primeiros cursos oferecidos. Ela conta que a pastoral foi fundada no começo deste ano a pedido do bispo dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, da diocese de Itapetinga.
“Fizemos uma reunião com o bispo e pessoas da área de educação, no ano passado, e o dom Gorgônio pediu para criar a pastoral nas paróquias. Acredito que somos os primeiros a criar a pastoral, aqui em Tatuí”, ressaltou a professora.
Conforme Shirley, a intenção ainda é oferecer aulas de reforço para crianças acima de sete anos já matriculados na rede regular de ensino. A paróquia busca professores voluntários para conseguir o curso na grade da pastoral.
“Os cursos foram criados pensando em atender o pessoal da comunidade Santa Rita, mas qualquer pessoa pode participar, mesmo sendo de outros bairros e comunidades. Enquanto houver vagas, vamos aceitar pessoas de qualquer bairro”, informou Shirley.
A professora explicou que os cursos têm o intuito de auxiliar as crianças, jovens e adultos na alfabetização e na iniciação ao inglês, contudo, não substituem as aulas oferecidas pela rede regular de ensino.
“As aulas são para auxiliar as pessoas. Tem jovens e adultos que não voltam para a escola por não serem alfabetizados; ali eles podem ter as noções básicas e obter mais confiança para voltar a estudar na rede regular e se formar”, argumentou a professora.
Os cursos têm duração de um ano. A partir de 2024, serão convocadas novas turmas. “Essas aulas vão até o final do ano; depois, vamos abrir novas vagas para dar oportunidades a mais pessoas”, concluiu Shirley.
Grande oportunidade que a paróquia está oferecendo para essas crianças aprenderem inglês.