Parlamentares planejam criação de feira voltada ao empreendedorismo

Autores creem que renda e emprego são principais necessidades de Tatuí

Vereadores no plenário da Casa de Leis nesta segunda-feira (foto: Eduardo Domingues)
Da reportagem

Em sessão ordinária, na segunda-feira, 13, os vereadores apontaram que a realização de uma feira municipal do empreendedorismo, pela prefeitura, poderia auxiliar na geração de novos empregos e renda no município.

O pedido está presente no requerimento 2.657/21, protocolado por sete vereadores: Cíntia Yamamoto Soares e Maurício Couto, ambos do PSDB; Gabriela Xavier Mendes Coito e Valdir de Proença, do Podemos; João Éder Alves Miguel e Renan Cortez, do MDB; e João Francisco de Lima, do Cidadania.

De acordo com a matéria, “o empreendedorismo move a economia tatuiana e tem sido fonte de geração de renda para a população”.

“Logo, é preciso que o poder público estimule ações que fomentem o desenvolvimento da prática, a exemplo de uma feira que dê a oportunidade dos empreendedores tatuianos exporem seus produtos para além das fronteiras municipais”, reforça o documento.

Um dos autores do requerimento, Alves Miguel garante que o município possui vocação ao empreendedorismo, apontando vereadores que empreendem, como Cláudio dos Santos (PSL), Micheli Cristina Tosta Gibin Vaz (PP) e Paulo Sérgio de Almeida Martins (PRTB).

Conforme o parlamentar, “existe a necessidade de potencializar oportunidades à população tatuiana, através de treinamentos, rodas de conversas e ações efetivas do poder público para aperfeiçoamento dos negócios, oferecendo maior renda e mais empregos à nossa população”. “Talvez seja a maior necessidade atualmente”, acentuou Alves Miguel.

O mesmo grupo de vereadores também apresentou o requerimento 2.655/21. Nele, questiona o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior sobre a possibilidade de instalação de uma usina de coleta de reciclagem de lixo no município.

Durante o encontro parlamentar, os vereadores acataram 105 documentos protocolados. A pauta da sessão ordinária contou com 20 indicações, 68 requerimentos e 17 moções de aplausos e congratulações.

Em um dos requerimentos aprovados, o 2.656/21, de autoria da vereadora Débora Cristina Machado de Camargo (PSDB), os edis voltam a pedir à prefeitura informações referentes à empresa Nutriplus Alimentação, responsável pelo atendimento ao Programa de Merenda Escolar em Tatuí.

Em documentos diferentes, os vereadores Santos e Márcio Antônio de Camargo questionam o Executivo sobre a previsão de retomada das obras de uma creche municipal localizada no bairro Vida Nova Tatuí, o “Pacaembu”.

Segundo Santos, a creche no Pacaembu tinha previsão de ser inaugurada no ano passado e que a creche com obras paralisadas no bairro Santa Cruz teria de ser entregue há mais de quatro anos.

Mais temas

A moção 536/21, de Cíntia e Cortez, parabeniza a equipe de funcionários que atua no combate à Covid-19 na Santa Casa de Misericórdia, “pelo trabalho incansável e pela conquista na redução de internações de pacientes da doença”.

Conforme Cortez, a homenagem prestada aos profissionais “é pequena, porém, foi a forma encontrada para parabenizar pelo trabalho realizado no município durante a pandemia”.

“Espero que eles recebam nosso sentimento e que saibam que, de alguma forma, nos sentimos gratos, por mais que não tenhamos um instrumento do tamanho da nossa gratidão dentro desta Casa”, agradeceu o parlamentar.