Da reportagem
Com o objetivo de impulsionar o aprendizado, incentivando a conclusão dos estudos – especialmente em Tatuí -, a One7 firmou parceria com as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para ingresso no ensino superior sem a necessidade de vestibular. A formação do estudante acontece de forma continuada junto às instituições
Segundo o CEO da empresa, João Paulo Fiuza, a One7 ficará responsável por oferecer 200 horas de atividade de contextualização profissional do Programa de Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS), desenvolvido pelo Centro Paula Souza, para 40 jovens inscritos no projeto, a ser iniciado em 2023.
Fiuza contextualiza que o programa AMS “leva o estudante de ensino médio para o ambiente universitário”. O aluno ingressa no primeiro ano e, além de estudar a grade curricular padrão, também tem acesso a matérias profissionalizantes para uma qualificação profissional seriada.
Ao concluir cada um dos três primeiros anos, o aluno também recebe o certificado de auxiliar administrativo, no 1° ano; assistente administrativo, no 2° ano; e, por fim, o de técnico de administração, no 3° ano.
“O estudante pode também ingressar na faculdade sem a necessidade do vestibular, concluindo o superior tecnológico em administração com mais dois anos de estudo”, acrescenta.
O empresário destaca que, segundo relatório da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), divulgado em 2021, quase a metade da população adulta entre 25 e 64 anos não concluiu o ensino médio.
De acordo com ele, a proposta da empresa para contribuir com o programa foi a escolhida pela comissão de avaliação do Centro Paula Souza, por meio do chamamento público do Programa AMS Centro Paula Souza de número 004/2022.
“As ações serão desenvolvidas no período de três anos e têm como objetivo potencializar o aprendizado, capacitando ainda mais os jovens para o mercado de trabalho por meio de mentorias, cursos extracurriculares, visitas técnicas, palestras e outras atividades práticas”, explica Fiuza.
Para ele, a One7 foi escolhida por estar constantemente envolvida em programas de educação e formação de jovens na cidade. “Ser educadora é um dos atributos da marca One7”, frisa o empresário.
“Nesse contexto, investir em ações que promovem educação e capacitação é fator de interesse da empresa, que acredita que o conhecimento é o melhor caminho para impactar positivamente a vida das pessoas e da sociedade”, acrescenta.
Fiuza reforça que os profissionais da One7 e das instituições envolvidas se revezarão para organizar e entregar as 200 horas de atividades de contextualização profissional para a turma.
Para o diretor da Fatec de Tatuí, o professor e doutor Anderson Luiz de Souza, “estar alinhado ao setor produtivo é essencial para que se possa oferecer aos alunos um estudo de qualidade”.
“Promover a educação pública profissional e tecnológica dentro de referenciais de excelência é a missão da Fatec, com uma formação humanista, científica e tecnológica, que atenda às demandas do mundo moderno”, declarou o professor.
Entre as empresas que também participam do projeto, estão a IBM (International Business Machines Corporation), voltada ao mercado de informática, e a fabricantes de veículos Volkswagen.
Os alunos que quiserem participar passarão por um “vestibulinho”. As inscrições estão abertas até sexta-feira, 18. Para mais informações, deve-se acessar: https://www.vestibulinhoetec.com.br/home/.
A One7 é uma empresa especializada no mercado de crédito para pessoa jurídica, atuando no âmbito de soluções em recebíveis para pequenas e médias empresas, por meio de Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios (FIDCs) e securitizadoras de crédito.