Da reportagem
A pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, atrasou o lançamento do aplicativo “Estaciona Tatuí”, nova ferramenta de gestão de vagas da Secretaria de Mobilidade Urbana.
De acordo com o secretário pasta, José Roberto Xavier da Silva, a intenção era lançar a ferramenta em março deste ano, contudo, com as determinações de isolamento social, não foi possível cumprir o prazo.
Segundo ele, as configurações do sistema foram finalizadas e, agora, a pasta trabalha para definir os últimos detalhes do lançamento junto aos alunos da Fatec (Faculdade de Tecnologia) “Prof. Wilson Roberto Ribeiro de Camargo”,que desenvolvem o aplicativo em parceria com a prefeitura.
Xavier explicou que o “Estaciona Tatuí” servirá para gerenciar as vagas de estacionamento da região central. A função principal do sistema é controlar o tempo de uso das vagas e ajudar o motorista a localizar onde estacionou o carro, cadastrado no aplicativo.
No início, seis ruas terão o estacionamento de veículos reservado para motoristas cadastrados. A delimitação abrange a rua do Cruzeiro (da rua 15 de Novembro até a 11 de Agosto), rua 15 de Novembro (rua do Cruzeiro até o largo do Mercado), rua 11 de Agosto (rua do Cruzeiro até a rua 7 de Abril), rua Prudente de Moraes (largo do Mercado até a rua 7 de Abril), rua 7 de Abril (rua 11 até a Prudente) e largo do Mercado (rua 15 até a Prudente).
“O aplicativo funciona em qualquer dispositivo que tenha acesso à internet, sem a necessidade de se fazer instalação no celular, via QR Code. Isso facilita o uso e faz com que qualquer motorista possa ter acesso à ferramenta”, comentou.
As formas de funcionamento dos sistemas de gestão foram apresentadas no dia 12 de dezembro do ano passado, no paço municipal. Em março, agentes de trânsito começaram a receber treinamento com os desenvolvedores do dispositivo. Contudo, essas atividades também foram suspensas.
“Já definimos as ruas em que vai funcionar. O sistema está pronto e acredito que, quando toda essa situação da pandemia se normalizar, já iniciamos as orientações aos motoristas para que eles saibam como baixar o aplicativo”, assegurou.
Segundo Xavier, os agentes também serão capacitados para prestar informações à população e a secretaria ainda está estudando uma parceria com a ACE (Associação Comercial e Empresarial) de Tatuí, para ajudar os motoristas.
Xavier afirmou que mais detalhes sobre o funcionamento do programa devem ser definidos. Ainda apontou que outro aplicativo está sendo desenvolvido para ajudar os munícipes no trânsito e na mobilidade urbana.
A outra ferramenta, criada pela Fatec, será destinada aos usuários de ônibus urbanos. O aplicativo disponibilizará os horários das linhas, além de opções para sugestões e reclamações. Contudo, também não há data estipulada para o lançamento.