Dá um certo desespero e até uma amargura quando para o torcedor palmeirense cita-se o ano de 1986. Talvez tenha sido, depois de alguns anos sem títulos paulista, a melhor chance desperdiçada pelo clube.
Após brilhantemente eliminar o rival Corinthians na semifinal, entrou em campo depois de dez anos longe de uma final, para a primeira partida contra a surpreendente Internacional de Limeira.
Foi um 0 a 0 sofrido. Todavia, a confiança não foi abalada. Com otimismo, voltou a campo quatro dias depois e a grande decepção: 2 a 1 para o time do Interior, e mais um jejum e espera de sete anos, até, finalmente, o bicampeonato de 1993 e 1994.
A foto é de uma partida justamente do Paulistão de 1986 no Parque Antarctica, dia 9 de julho. Ganhou o Palmeiras 2 (Mirandinha e Mendonça) contra Botafogo 0.
A equipe orientada pelo treinador Carbone tinha, em pé: Leão, Amarildo, Lino, Vagner Bacharel, Jorginho e Diogo. Agachados: Edu Manga, Mendonça, Mirandinha, Eder e Denis.
Grandes histórias, neste caso nem tanto agradáveis, do futebol.
NOTA: As fotos são do arquivo pessoal do autor, que data de 50 anos. Ele, como colecionador e historiador do futebol, mantém um acervo não somente de fotos, mas de figurinhas, álbuns, revistas, recortes e dados importantes e registros inéditos e curiosos do futebol, sem nenhuma relação como os sites que proliferam sobre o assunto na rede de computadores da atualidade